Em 15/Nov Canarana lembra 32 anos da primeira eleição

Francisco e Eugenio, primeiro prefeito e vice de Canarana

No dia 15 de novembro de 1982 foi realizada a primeira eleição para prefeito e vereadores do Município de Canarana, portanto há 32 anos.
Francisco de Assis dos Santos, o Diá, foi eleito prefeito tendo como vice Eugênio Joventino Tonial, concorrendo pelo PMDB, para um mandato de 6 anos.
As eleições de 1982 foram gerais: votou-se de governador a vereador pelo sistema do voto vinculado. As maiores atenções, no entanto, estavam centradas na de prefeito.
Na eleição de prefeito concorreram pela legenda do PMDB Francisco de Assis dos Santos de Cascalheira com 792 votos; pela sublegenda I Gertrudes Schwantes da Serra Dourada com 689 votos, tendo ambos o mesmo candidato a vice, Eugênio Joventino Tonial da cidade; e pela sublegenda II Adi Colossi do Garapú com 133 votos, tendo como vice Odila Bandeira também do Garapú. Pela legenda do PDS Elói Ernesto Rabuske da cidade, com 1.139 votos, tendo como vice Augusto Dunck da cidade; e por sublegenda Ernesto Garcia Neves Júnior de Cascalheira com 394 votos, tendo como vice Elmo José Lehnen.
Na legenda o PMDB fez 1.614 votos contra 1.533 da legenda do PDS, com uma diferença de 81 votos a favor do primeiro, o que deu a vitória para Francisco de Assis dos Santos de Cascalheira.
Na composição da primeira Câmara Municipal de Vereadores e primeira Legislatura do Município o PMDB elegeu 5 vereadores contra 4 do PDS. Os eleitos do PMDB foram Antônio Gomes Valadares de Cascalheira, Asildo Ari Weirich de Serra Dourada, Avelino Simioni da cidade, Jairo José Groff do Garapú e José Carlos da Rocha de Cascalheira. Os eleitos do PDS foram Antônio Bonfim dos Santos, Assis Simon, Bertholdo Grubert e Jandir Pezzini, todos da cidade.
O prefeito e vereadores eleitos em 15 de novembro de 1982 tomaram posse em 1° fevereiro de 1983 para um mandato de 6 anos, até 1° janeiro de 1989; o governador e deputados tomaram posse em 15 de março de 1983 para um mandato até 15 de março de 1987.(Texto de Arlindo Schwantes) Via O Pioneiro

Responder

comment-avatar

*

*