Oficina de Teatro em Água Boa


Água Boa recebeu uma Oficina Teatral de 25 a 27 de abril, a mesma foi direcionada aos Professores das Escolas da Rede de Ensino que posteriormente participarão com seus alunos/atores no II Festival Municipal de Teatro.

O Instrutor da Oficina Professor Gilberto Freitas, vindo do Município de Nova Xavantina, tem experiência na área, já promoveu diversas Mostras de Teatro e participou de muitos Festivais, assim sendo, vem com uma proposta de trabalho inovadora, valorizando mais o processo pedagógico e não apenas as questões técnicas de comportamento, que quando demasiadas deixam as peças mecanizadas, e propõe aos Professores fazer com que o aluno se descubra primeiro como ser humano, que o ator se encontre com “seu eu” interior e a partir de então passe a atuar.

O Professor Gilberto após 23 anos de estudo e prática tecnopedagógica na execução de mais de 150 peças teatrais, vê essa maneira de trabalho como a principal característica para o desenvolvimento de um bom ator, pois a partir desse pressuposto o coordenador/diretor da peça também passa a conhecer melhor seu aluno, conhecerá sua história passada e seus desejos futuros. Imaginamos que a partir disso o coordenador/diretor saberá qual o melhor assunto a ser inserido como base textual para formular a peça, e quando há um entrosamento entre os atores e coordenador/diretor, há um fortalecimento de grupo e uma facilidade de as ações serem concretizadas com mais naturalidade e desenvoltura por todos os envolvidos na peça.

Posteriormente, o Professor Gilberto ainda estará acompanhando cada grupo de Teatro inscrito para o Festival, dando subsídios aos mesmos e fazendo suas observações no decorrer dos ensaios.

            Através das avaliações escritas pelos participantes da Oficina de teatro realizada aos professores de 25 a 27 de abril, a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto percebeu que este trabalho deveria ser oferecido a todos os professores da Rede de Ensino de Água Boa.

Resumo das avaliações dos participantes em relação a Oficina de Teatro

            “O despertar de um novo olhar para com o aluno em sala de aula, e para com meus semelhantes, a intensidade de como deveríamos viver cada dia de nossas vidas, o valor que deveríamos dar aos pequenos gestos, as pequenas atitudes e o amadurecimento como Professor/Pessoa.”

            “A importância das experiências divididas, ou seja, nos falta momentos de diálogo com nossos colegas, com nossos alunos, com nossos filhos e demais pessoas ao nosso redor, o querer se preocupar com nossos semelhantes, a busca pelo “eu” e o conhecimento dos seres com quem convivemos todos os dias. Como aplicar o que aprendi na faculdade, como tirar do papel todo conteúdo lido nos anos de estudo, como oferecer aos meus semelhantes o melhor de mim.”

            “Expressão, a melhor maneira de demonstrar meus sentimentos, e técnica mais apropriada de ensinar aos meus alunos e semelhantes como enfrentar traumas, como corrigir atitudes erradas, embora em alguns momentos nos intimide, nos assuste, também nos deixa mais leve, nos descarrega.”

 É assim que os participantes descreveram a Oficina de Teatro trazida pelo Professor Gilberto Freitas de Nova Xavantina.

            A Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto agradece a participação de todos os Profissionais que se esforçaram para estar na Oficina e aos Colegas que ficaram nas Escolas para suprir a falta dos mesmos e ainda agradece o Professor Gilberto por dividir seus conhecimentos.

            O Secretário de Educação Cultura e Desporto Sr. Edilson Pedro Spenthof, ao final do evento, participou de um bate papo com os participantes,  momento em que ouviu sugestões, opiniões e as avaliações, e, a partir daqui os trabalhos tomam outra forma e ritmo e em breve Água Boa terá a realização do II Festival de Teatro.

Responder

comment-avatar

*

*