Empreendedor individual pode abrir empresa de graça no CAE e usufruir de diversos benefícios

CANARANA – Na semana passada, Douglas Martins, gerente do SEBRAE de Barra do Garças, esteve em Canarana realizando diversas atividades, entre elas uma palestra sobre o empreendedor individual. A palestra, realizada em parceria com a Acecan, ocorreu na noite de terça-feira, dia 06/Mar, no Centro dos Idosos, com a participação de pouco mais de 30 empreendedores individuais. Em entrevista ao JOP, Douglas Martins falou das vantagens que os empreendedores individuais ganham com a formalização…

Encaixa-se no empreendedor individual a pessoa que fatura até 60 mil reais por ano. Não pode ter sócio, mas pode ter até um funcionário. “Ele pode ser um jardineiro, um pedreiro, um carpinteiro, um encanador, enfim, tem uma tabela de mais de 400 atividades entre serviço e comércio”, explicou o gerente, acrescentando que daqui a algum tempo essas pessoas não vão mais conseguir comprar os produtos de seus fornecedores com o CPF, tendo que fatalmente se formalizarem através do empreendedor individual para conseguir um CNPJ.

Entre os benefícios que o empreendedor individual possui, é a cobertura previdenciária pagando 5% de um salário mínimo (aposentadoria, licença maternidade). “Mas eu diria que o grande ganho, é que essas pessoas poderão ter um cliente com grande potencial, que é a Prefeitura… podendo participar de licitação”, explicou, acrescentando ainda que o empreendedor individual não precisa pagar contador e terá acesso a linha de crédito para os mais diversos investimentos.

Para as pessoas que tem interesse em se formalizarem, basta irem até o CAE (Centro de Atendimento do Empreendedor), que fica na Prefeitura Municipal, e falarem com a Renata Vitolino. A abertura da empresa é totalmente gratuita. “Se a pessoa quiser trabalhar de forma legal, formalizada, e pagando menos imposto, não tem desculpa mais, é só procurar o CAE e abrir a empresa”, disse Douglas Martins.

Conforme Renata, desde o início de 2010 até março deste ano, o CAE já realizou o cadastro de 264 empreendedores individuais em Canarana. O horário de atendimento é das 12h00 as 18h00 de segunda a sexta-feira, junto a Secretaria Municipal de Finanças.

jornal o pioneiro

Responder

comment-avatar

*

*