Endividamento rural é tema de audiência em MT

A Subcomissão do Endividamento Agrícola do Congresso Nacional fará audiência pública para debater a situação das dívidas do setor rural em Mato Grosso. A reunião acontecerá na próxima quinta (11.08), às 9h, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso em Cuiabá. Serão divulgados dados atuais das dívidas dos produtores mato-grossenses e também serão discutidas as propostas para auxiliar no pagamento.

O Sistema Famato e a Aprosoja apoiam a realização da audiência. “Essa discussão será muito importante para os produtores rurais. Além de buscar a prevenção contra o endividamento, o Sistema Famato atua junto aos órgãos competentes para que sejam elaborados mecanismos que reduzam os impactos da dívida rural e viabilizem o setor produtivo de Mato Grosso”, afirma o presidente do Sistema Famato, Rui Prado.

Para o coordenador da comissão de endividamento da Aprosoja, Carlos Fávaro, a participação dos produtores na audiência é essencial para o fortalecimento da economia mato-grossense. Ele chama atenção para as taxas que hoje em dia são praticadas nos refinanciamentos, incompatíveis para o setor agrícola. “Precisamos ter viabilidade econômica para nos manter na atividade”, assegura.

Fávaro destaca ainda a internacionalização da produção agrícola no estado, por conta da participação de grupos estrangeiros no setor. Segundo dados da comissão de endividamento da Aprosoja, 24% da produção está nas mãos de grupos internacionais.

Vale destacar que o problema do endividamento não é restrito aos agricultores de Mato Grosso, mas sim uma realidade em todo o país. Na ocasião, serão apresentadas ações que tramitam no Congresso e propostas de mudança na Legislação para elaboração de estudos de interesse.


Assessoria de Comunicação

Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja)

www.aprosoja.com.br

[email protected]

Twitter: @aprosoja

Responder

comment-avatar

*

*