Escritório Regional de Saúde sedia oficina para fortalecimento de atividades de promoção e de educação em saúde


A Comissão de Integração Ensino Serviço – CIES do Estado de Mato Grosso em parceria com o Escritório Regional de Saúde de Água Boa e Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso está realizando no Auditório Regional de Saúde de Água Boa, entre os dias 22 e 25 de outubro, a Oficina para o Fortalecimento de Atividades de Promoção e de Educação em Saúde – Educação Permanente em Saúde e Educação Popular, voltada para gestores, técnicos de Educação em Saúde e Conselheiros dos municípios da Regional de Água Boa. O principal objetivo dessa oficina é a construção do Plano Regional de Educação Permanente em Saúde.

No primeiro dia da oficina, foi levantada discussão sobre a atual situação de saúde na Regional de Água Boa, com apresentação de matérias, fotos, desenhos e gráficos que ajudaram a montar um mosaico da situação atual da saúde.

Através da leitura de texto, a concepção de saúde-doença e o cuidado em saúde foram debatidos e apresentados pelos grupos participantes, além das tendências pedagógicas que a saúde utiliza para qualificar os trabalhadores e os usuários da saúde.

Estão participando da Oficina, representantes dos 8 municípios da Regional, Polo Base Xavante, DSEI Xingu e profissionais de saúde do Sistema Prisional.

A tutora da Oficina, Márcia de Campos, destacou a importância do fortalecimento da Regional de Saúde na perspectiva de construção coletiva da política de capacitação e formação dos trabalhadores e usuários do SUS.

A coordenadora da CIES Regional, Mara Simone de Quadros Lopes, relatou que esta oficina estava sendo esperada com muita expectativa para atender a demanda Regional e que os recursos para atender essa demanda, são diretamente do Ministério da Saúde.

Responder

comment-avatar

*

*