Escritório Regional do IBAMA de Canarana pode fechar as portas

 Escrito por Redação O Pioneiro |

 CANARANA – O IBAMA está com a intenção de fechar escritórios regionais no Mato Grosso. O grande problema é a falta de servidores. O último concurso já expirou e não supriu a demanda necessitada pelo Estado. O escritório regional do IBAMA de Canarana, subordinado a gerência regional de Barra do Garças, também poderia fechar as portas.

Nossa reportagem conversou com o gerente executivo regional, José Roberto, que esteve semana passada em Canarana, o qual confirmou a intenção do órgão. Porém, acredita-se que o fechamento dos escritórios regionais deve ocorrer primeiro em outras cidades consideradas menos importantes, como Cáceres e Guarantã do Norte.
José Roberto disse que o Regional localizado em Canarana só fecha se não tiver servidores para trabalhar no local, pois o mesmo é visto como importante ponto de apoio às operações do IBAMA no Médio e Norte Araguaia, onde está localizado o Parque Indígena do Xingu e onde é detectada a maioria dos conflitos por terras entre índios, posseiros e fazendeiros.
No ano que vem deve acontecer o próximo concurso do IBAMA para a contratação de novos servidores. Em Canarana o contingente é pequeno e dos agentes que trabalham aqui, um vai se aposentar no ano que vem e outro pediu transferência. “O Escritório Regional de Canarana só fecha se for por uma questão conjuntural”, disse José Roberto, que acredita, porém, que a situação poderá ser contornada até o próximo concurso. (DR)

Responder

comment-avatar

*

*