Espigão do Leste sofre com falta de investimentos na saúde

Falta de medicamentos, materiais e equipamentos prejudicam o bom atendimento na área da saúde no Distrito dos Baianos

A população da comunidade de Espigão do Leste,  há 220 quilômetros de São Felix do Araguaia, tem enfrentado sérias dificuldades com relação à saúde pública. O aumento da demanda de pacientes, somado à falta de medicamentos e equipamentos, tem prejudicado o atendimento do pequeno posto de saúde da região. A denúncia é do Vereador Ademar Paranhos, conhecido como Mazinho.

O vereador aponta as principais dificuldades pela população do Distrito que ficou conhecido pelo potêncial de agricultura. Mazinho diz que no Distrito falta equipamentos com balões de oxigênio, armários, maca, ambulatório-cama, prancha, tala imobilizável, tala cervical, medicamentos e materiais para curativos. “Precisamos de medicamentos e equipamentos para atender as necessidades mais básicas do posto de saúde”, reclamou o vereador.

A distância entre o Distrito e o município é de 220 quilômetros, tudo de estrada de chão, o que dificulta ainda mais um atendimento mais ágil. “O hospital mais próximo está há 220 quilômetros, ou seja, precisamos prestar rapidamente os primeiros socorros, mas para que isso aconteça necessitamos dos medicamentos e equipamentos”.

Outro problema apontado foi quanto à falta do abastecimento de água. Atualmente, cerca de 850 imóveis ocupados não são beneficiados com o abastecimento. Considerando a necessidade, o vereador destacou a importância em buscar uma solução. “Nós precisamos urgentemente que o Governador Silva Barbosa possa oferecer uma solução para a nossa população, que sofre com a falta de água”, destacou Mazinho.

O vereador faz questão de explicar que devido ao crescimento da população e das construções de grande porte, há a necessidade de ampliar o sinal da telefonia. Por conta disso, o Vereador procurou também na Assembleia Legislativa de MT, a necessidade de se implantar projetos para a instalação de telefonia fixa e móvel em Espigão do Leste.

Espigão do Leste, que é conhecido como Baiano tem crescido constantemente, inclusive pelo fato de ter terras férteis para a agricultura. Com a desinstrusão da Suiá Missú e a destruição do Posto da Mata mais de 400 famílias mudaram para os Baianos para recomeçar a vida.

O Prefeito de São Felix do Araguaia José de Almeida o Baú, por diversas vezes já classificou como difícil o trabalho de administrar o Distrito, pelo fato de ser muito distante da sede que é São Felix do Araguaia. O município de São Felix do Araguaia é um dos maiores do estado de MT em extensão territorial, ele chega a ser do tamanho do Estado de Sergipe-Alagoas. Camila Nalevaiko via Agencia da Noticia

 

Responder

comment-avatar

*

*