EVENTO REUNIU PIONEIROS DA MARCHA PARA O OESTE EM NOVA XAVANTINA


Pioneiros e seus descendentes diretos e indiretos, familiares, autoridades e membros da comunidade estiveram reunidos neste sábado, 24, no Pavilhão de Eventos da Eubiose, para participar do almoço comemorativo ao Dia dos Pioneiros da Marcha para o Oeste, data em que se comemora a saga dos pioneiros da Expedição Roncador Xingu.

O evento que é tradicional no município foi marcado com o reencontro de participantes vindos de várias partes do país, considerados responsáveis por escrever uma importante página da história do Brasil, a historia da Marcha para Oeste, julgada por muitos historiadores como a maior epopéia brasileira -talvez mundial- do século XX, a grande obra do Governo e da Era Getúlio Vargas.

A data homenageia os heróis que protagonizaram a história da fundação não só de Nova Xavantina, mas de diversos núcleos populacionais hoje transformados em municípios, que formam o imenso e badalado Vale do Araguaia, que compreende todos os quadrantes da faixa territorial que vai de Aragarças-GO até Vila Rica-MT.

Este ano comemorou-se o 25º Encontro da categoria, que engloba familiares e descendentes de todos os que se engajaram posteriormente na Fundação Brasil Central, que administrou o espólio da expedição, fazendo cumprir os objetivos para os quais foi criada até o início dos anos 70, quando foi transformada na SUDECO – Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste.

No encontro deste sábado, como sempre organizado pela Associação dos Pioneiros da Marcha para o Oeste (APMPO), tendo como presidente Edivaldo Celestino do Nascimento, o Dizé, prevaleceu a alegria, a união, a harmonia e uma bela organização, ao qual proporcionou alegria e muita emoção para cerca de 400 convidados – que superlotaram o pavilhão, passando o dia desfrutando do reconhecimento pelo dever cumprido, entre as histórias agradáveis, o abraço amigo, e o prazer pelo reencontro.

O prefeito Gercino Caetano que prestigiou o evento disse que Nova Xavantina deve muito aos bravos pioneiros. “Temos que comemorar e reconhecer a luta de cada um que ajudou de forma inconteste a escrever a história de Mato Grosso, e em especial do nossa querida cidade de Nova Xavantina”, lembrou Gercino.

Além do prefeito municipal, senhor Gercino Caetano Rosa, a secretária municipal de saúde do município, senhora Eloisa Pereira Ramos e a vereadora Adelcimeire Bispo, a Neca compuseram a mesa de honra para prestigiar o grande dia dos primeiros homens e mulheres que pisaram o solo novaxavantinense.

Esteve presente também na festa também prestigiando, o historiador de Nova Xavantina, senhor Archimedes Carpentieri, autor do livro O Portal do Roncador, o pioneiro Adão Gomes, o médico Dr. Ailton Rezende e o vereador João Bosco Nascimento, o Bosquinho, que em 1951, deu o ar da graça de ser o primeiro homem a nascer em Nova Xavantina filho do casal Virgílio do Nascimento e Dna. Lindinor, também pioneiros.

nxnoticias

Responder

comment-avatar

*

*