Exército vai se instalar em Confresa para combate ao fogo

O Exército Brasileiro vai instalar uma base operacional em Confresa nos próximos dias, a informação é do Sindicato Rural de Confresa.

A instalação do Exército será por um período de três meses, com o objetivo de impedir queimadas irregulares na região.

O Governo do Estado também se prepara para combater o fogo na região do Araguaia, que este ano teve a cidade de Querência entre as cidades que mais tiveram focos de calor no ano passado, chegado a 110 focos registrados.

Em 2013 os bombeiros vão contar também com  o apoio de aviões especializados no combate ao fogo, além de veículos especializados e equipamentos para brigadistas. As aquisições para renovar sua frota devem ocorrer apoiadas pela liberação de quase R$ 13 milhões do Fundo da Amazônia. O recurso disponibilizado à unidade federada resulta de um projeto protocolado ainda em 2010.

A primeira de duas aeronaves previstas para ajudar no combate ao fogo em Mato Grosso deve chegar no estado em setembro, como afirmou o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Aderson Barbosa, que informou ainda que cada aeronave tem capacidade para três mil litros de água.

Este ano uma das grandes preocupações, é a região da Reserva Indígena Marawatsede antiga Suiá Missú, onde 165 mil hectares estão sob cuidados dos índios, e existe a preocupação de que um grande incêndio aconteça na área, incendiando também fazendas vizinhas, que já começam a se preparar com aceiros para evitar que o fogo se alastre.

A instalação de uma base do Exercito em Confresa deve ocorrer ainda este mês. Agencia da Noticia

 

Responder

comment-avatar

*

*