Exportações de soja em grão produzida em Mato Grosso superam 2010

As exportações de soja em grão produzida em Mato Grosso superam, em apenas seis meses, todo o volume embarcado durante os 12 meses de 2010 e estão 92% maiores quando comparadas aos volumes encaminhados em igual período do ano passado.

O Estado nunca vendeu tanta soja em um intervalo de tempo tão curto. Com esses volumes, das mais de 21 milhões de toneladas produzidas na safra 2011/2012, no Estado, quase 60% já deixaram as fazendas, os armazéns e os portos nacionais.

A maior procura pela soja fez o preço internacional se manter alto e firme durante boa parte deste semestre, e no caso específico de Mato Grosso outro fator contribuiu muito para o rápido escoamento da safra 2011/2012, a valorização do dólar frente ao real, fato que tornou a venda do grão que não estava travado de forma antecipada acontecer mais rápido, comparado a outras temporadas.

Todos esses fatores juntos levaram a saca em Mato Grosso a R$ 65 reais, recorde para a praça de Rondonópolis, cuja valorização anual é de 57%. Em Diamantino, a alta da saca é a maior do Estado, 62%.

Adriano Lima

Responder

comment-avatar

*

*