Fazenda Stella – Centro de empreendedorismo e resultados

 Escrito por Da Redação jopioneiro

CANARANA – “Como eu vim parar aqui? Acho que foi Deus quem me trouxe aqui”, respondeu o empresário José Pedro Toniello, proprietário da Fazenda Stella, localizada no Município de Canarana. José Pedro utilizou essa resposta para explicar a aquisição no ano de 1994 desta propriedade rural, que atualmente possui mais de 100 funcionários, um rebanho bovino de mais de 20 mil cabeças e uma produção anual superior a 250 mil sacas de soja…

A renda adquirida pela fazenda é investida nela própria, no melhoramento estrutural da propriedade, que hoje possui uma grandiosa estrutura física, com sede, barracões, oficina, serraria, pontes, pista para aeronaves, balanças e currais, 50 moradias, alojamentos, Escola Municipal Amália Vanzella Toniello, igreja, espaço para atendimento médico, cantina, além de toda estrutura para recepção, secagem e armazenagem da produção.

É como dizer que apesar do ganho com a valorização da propriedade e do lucro gerado através das atividades dos últimos anos, os beneficiados com a Fazenda Stella não são somente seus proprietários, mas principalmente os mais de 300 moradores da fazenda, prestadores de serviços e todo Município de Canarana, onde é injetado mais de 500 mil reais todo o mês com o pagamento de salários e prestadores de serviços.

José Pedro Toniello, que junto com seus irmãos é um grande empresário no ramo da agropecuária, no setor alcooleiro e com negócios também em várias revendas de veículos, esteve na semana passada em Canarana para receber o Título de Menção Honrosa como reconheci-mento aos vastos serviços prestados ao Município de Canarana, no seu caso, fomentando a economia local com grandes investimentos.

Em entrevista ao J. O Pioneiro, o empresário, hoje com 64 anos e atualmente prefeito do município de Nova Independência/SP, disse que quando sua família adquiriu a fazenda, seu sonho era criar na fazenda, que tem 25 mil hectares, 10 mil vacas e produzir 120 mil sacas de grãos ano. Hoje ele vislumbra na mesma área a criação de 25 mil vacas e 400 mil sacas de grãos ano.

Para alcançar esses resultados, com alto padrão de produtividade, a Fazenda Stella está investindo maciçamente em tecnologia. “Eu quero em três anos estar plantando e colhendo por GPS”, disse o empresário. Em sua opinião, o futuro para o Mato Grosso é a integração lavoura/pecuária. “Só vai permanecer na atividade o produtor que aliar na mesma área a integração lavoura/pecuária”, colocou.

Para o empresário, Canarana tem solo bom, chuvas regulares, topografia excelente, mas o que falta aqui, como para todo o Mato Grosso é a logística. “Canarana tem tudo para ser um pólo dentro do Mato Grosso”, falou, acrescentando que a agropecuária está crescendo no Município e que a vinda de indústrias será uma conseqüência disso.

Seu José Pedro destacou que o maior bem de sua fazenda são os funcionários, onde todos têm carteira assinada, exercem suas atividades com equipamentos de segurança, recebem atendimento médico periódico, tem a disposição uma cantina e transporte adequado para o deslocamento a Cidade. Os moradores da Stella têm acesso ainda a celular, energia elétrica e internet e participam constantemente de treinamentos.

A fazenda privilegia as empresas locais na aquisição de produtos e prestação de serviços. Isso foi confirmado pelo corretor Vilson Dantas, que acompanhou parte da entrevista. “Eles não compram nada de fora, priorizam o comércio local. Também contratam mão de obra de Canarana. São fiéis ao Município”, disse Vilson Dantas em depoimento.

Ainda dentro de um trabalho social, a fazenda disponibilizou recentemente suas instalações para a realização de um Curso de Vaqueiro em pareceria com a Prefeitura Municipal. A Stella implantou o programa de Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Trabalhador Rural (PGSSTR), oferecendo SPIs e moni-torando o seu uso até para os vaqueiros, conforme disseram o administrador da propriedade – Amilton Cesar Hoshima, e o técnico em segurança do grupo – Wilson Luz de Souza.

Diante de todo este cenário é que a Fazenda Stella é um centro de empre-endedorismo e resultados, palavras que foram ditas pelo empresário Arno Kreutz, que também acompanhou parte da entre-vista, e que estão no título dessa reporta-gem. Na verdade, o tempo que ficou em Canarana, seu José Pedro, uma pessoa muito simples, ficou sempre rodeado por amigos. Em seu discurso na Câmara, ao receber o título, disse que se sente em casa aqui, justamente porque possui muitos amigos em Canarana. (DR).

Responder

comment-avatar

*

*