Fifa diz que estádio é seguro e confirma Cuiabá na Copa

Estádio teve segurança questionada pelo MPE após incêndio ocorrido em 2013

Tony Ribeiro/MidiaNews

O secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, declarou nesta terça-feira (18), em Florianópolis (SC), de que não tem dúvidas de que a Arena Pantanal é segura e confirmou a participação de Cuiabá como uma das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo no Brasil. As informações são da Folha de S. Paulo.

O estádio de Cuiabá foi alvo de um incêndio criminoso, conforme laudo da Politec, em 25 outubro de 2013.

O setor atingido encontra-se logo abaixo das escadas que dão acesso às arquibancadas do setor Oeste do estádio.

Segundo relatório divulgado nesta semana pelo Ministério Público Estadual (MPE), o fogo teria danificado seriamente a estrutura do estádio, colocando em risco a vida de quem entrasse no local.

“Pedimos mais informações por parte de uma entidade independentemente para ter confirmação de que não foi estragada, impactada a estrutura, e isso nos foi confirmado. O estádio é seguro. Espero que todos vocês saibam que segurança é nossa preocupação principal. Em qualquer evento, isso é o mais importante”, afirmou Valcke.

Na tarde de segunda-feira (17), engenheiros responsáveis pela fiscalização da área atingida pelo fogo e contratados pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) fizeram uma visita guiada à imprensa por dentro do estádio, passando pela área de 20m², que foi atingida pelo incêndio.

No local, os engenheiros e o secretário da Copa, Maurício Guimarães, reiteraram que todos os reparos necessários na obra foram realizados e que não havia risco de fragilidade da estrutura do estádio.

O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, reiterou o que já havia sido afirmado pela Secopa, de que todos os problemas na arena causados pelo incêndio já foram sanados.

A obra

Com mais de 95% das obras concluídas, o estádio passa exclusivamente por serviços de acabamento, segundo o engenheiro responsável pela obra, João Paulo Curvo, e deverá ser entregue pela Construtora Mendes Júnior ao Governo do Estado até o dia 15 de março.

Orçada em R$ 570 milhões – segundo a última revisão da Matriz de Responsabilidades feita pelo Governo Federal –, a Arena Pantanal já teve sua inauguração adiada por, no mínimo, cinco vezes.

O estádio já tem dois jogos agendados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para abril deste ano, sendo Mixto x Santos pela Copa do Brasil e Luverdense x Vasco pela Série B do Campeonato Brasileiro.

De acordo com Curvo, a instalação dos 12 elevadores do estádio já foi finalizada, o gramado está em fase final de crescimento e não há mais serviços estruturais a serem feitos na obra.

“Estamos concentrados no serviço de acabamento e de instalação da iluminação. Os telões já foram instalados e estão em funcionamento e os elevadores estão passando por testes de segurança”, afirmou.

Tony Ribeiro/MidiaNews
.

Responder

comment-avatar

*

*