Fiscalização apreende mais de três toneladas de pescado irregular em MT

O número integra o balanço parcial da Piracema no estado.
O período proibitivo encerra no dia 28 de fevereiro.

Pescado apreendido em MT (Foto: Reprodução/TVCA)Pescado foi apreendido em rodovia de Mato Grosso no mês de janeiro. (Foto: Reprodução/TVCA)

A secretaria de estado do Meio Ambiente (Sema) apreendeu mais de três toneladas de pescado irregular, entre novembro do último ano e janeiro de 2012. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (24) pelo órgão no balanço parcial e defeso da Piracema, quando 3.036,56 kg de pescado e 548 apetrechos utilizados para a pesca depredatória também foram apreendidos, além de 17 pessoas presas.

O período de defeso da piracema teve início no dia 1º de novembro, nos rios da Bacia Hidrográfica do Araguaia e, no dia 5 de novembro nos rios das Bacias Hidrográficas do Amazonas e do Paraguai. O período proibitivo termina no dia 28 de fevereiro e a pesca é proibida em todos os rios de Mato Grosso, inclusive na modalidade pesque e solte.

De acordo com o balanço da superintendência de Fiscalização (SUF), foram abordadas 5.156 pessoas e vistoriados 1.629 veículos, 287 embarcações e 406 empreendimentos (estoques). Somente em janeiro os fiscais da Sema abordaram 2.248 pessoas e vistoriaram 692 veículos, 116 embarcações e 146 empreendimentos.

O superintendente de Fiscalização da Sema, Paulo Ferreira Serbija Filho, disse que a Baixada Cuiabana continua sendo uma região de grande apreensão de pesca. Por outro lado, observa como fatores positivos a manutenção da presença dos fiscais nos rios. “ O que proporcionou maior efetividade às ações de fiscalização e a iniciativa da população denunciando as práticas criminosas”, disse.

G1 MT

Responder

comment-avatar

*

*