FOGO ACIDENTAL ATINGE ALDEIA KSÊDJÊ E DESABRIGA 190 PESSOAS

QUERÊNCIA -Um pequeno fogo na mata provocou um incêndio de grandes proporções na última quinta (18.08)na Aldeia Ksêdje que fica no município de Querência há 180 km do centro da cidade.

O fogo que começou por volta de 14hs destruiu 17 ocas incluindo a casa do Cacique Kuiussi. Ele não estava na adeia. Ninguém ficou ferido. Nesse momento 190 pessoas estão improvisadas em abrigos de lona junto as árvores e muito tiveram roupas, cobertores, e documentos queimados.

O chefe-coordenador da Funai local Kanami Trumai disse ao *****QUERÊNCIAHOJE***** que o fogo teve início numa pequena fogueira para queimar restos que tinha se apagado e depois com o vento se propagou e as fagulhas voaram para o teto das ocas.

A Funai já esteve no local fazendo levantamento dos estragos e a prefeitura através da Ação Social enviou hoje pela manhã, um pouco de roupas, calçados e cobertores que foram levados pelos índios da Kasai.

A Funai liberou plásticos para fazer cobertura de barracas para abrigar os indígenas.

Tanto a escola, como o posto de saúde não foram afetados pelo fogo e até agora nenhuma autoridade do município foi ao local.

O Prefeito Fernando Gorgen disse ao *****QUERÊNCIAHOJE*****por telefone, que já solicitou ajuda da primeira dama do estado para receber cobertores e mantimentos e que pretende ir ao local em breve.
O presidente da Câmara de Vereadores, Valério Fernandes também  se mobilizou para seguir para aldeia e prestar apoio aos desabrigados.

Escrito por Homero Sérgio / www.querenciahoje.wordpress.com

Responder

comment-avatar

*

*