Fortes chuvas deixam assentados totalmente isolados em Vila Rica

 

As Fortes chuvas dos últimos dias na região do Araguaia têm castigado o município de Vila Rica, Região Norte Araguaia de Mato grosso, Cidade que faz divisa com Pará e Tocantins.

Nossa Reportagem acompanhou uma equipe da Prefeitura Municipal na ultima quarta feira 11/12, e viu de perto o que os moradores dos assentamentos do município estão passando para transportar seus produtos até a cidade.

Na MT 431, rodovia que liga o município de Santa Terezinha á Santa Cruz do Xingu, passando por Vila Rica, o rio São Marcos transbordou, passando por sobre a ponte e estrada.

Em alguns pontos da estrada a água chegou a mais de um metro de profundidade com forte correnteza. Alguns moradores que se arriscaram passando pelo local carregando suas motos e produtos, disseram que era impossível passar com veiculo no local.

Na estrada vicinal que liga Vila Rica aos assentamentos Ipê, São Gabriel, Santo Antonio e Santa Aninha a situação também é critica, segundo o senhor Arthur, morador na comunidade Ipê á mais de cinco anos, disse nunca ter visto situação como esta de agora, ele afirmou também que esta já é a terceira vez em apenas dois meses, que os morados ficam ilhados na região.

Já na estrada que dá acesso à escola Sagrado Coração de Jesus no Aracati, as forças das águas deixaram uma ponte sobre um córrego totalmente destruída. As cabeceiras foram levadas pela água e barrancos com mais de 5 metros separam estrada e ponte. (veja foto)

 

Após visitar as localidades nossa reportagem participou de uma conversa com o Prefeito Municipal Naftaly Calisto, Secretário de Esportes Pedro Rocha e o Vereador Lázaro Gonçalves, na propriedade do Prefeito. Calisto lamentou a situação, frisando que infelizmente o que vem ocorrendo na região, trata-se de uma ação da natureza. “temos conhecimento de que alguns municípios da região chegaram a decretar estado de calamidade ainda no ano passado” disse Calisto.

Segundo o Prefeito, o Secretario de obras do município Josué Procópio, esta afastado para tratamento de saúde. Nicão que esta á frente da pasta no momento, já esta deslocando uma equipe da secretaria de obras para essas localidades, realizando reparos emergenciais, para que esses moradores possam trafegar por estas estradas com o mínimo de segurança.

Rede radio terra am

Responder

comment-avatar

*

*