Garimpos no oeste de Mato Grosso são fechados pelo Ibama

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fechou dois garimpos ilegais na região de Pontes e Lacerda (450 quilômetros de Cuiabá),  durante a operação “Jungle II”, iniciada no dia 12 de março. O Ibama também apreendeu R$ 1,7 milhão em equipamentos, além de aplicar R$ 732 mil em multa.

 As áreas sofreram embargo e foram apreendidos três caminhões, quatro pás carregadeiras, uma retroescavadeira, diversos geradores, motores estacionários, motores elétricos com moinhos e outros equipamentos utilizados na degradação ambiental.
Os fiscais do Ibama constataram o descumprimento de embargo de um garimpo, que já havia sido autuado em agosto de 2012 e que estava com suas atividades embargadas, e lavraram novos autos de infração para os responsáveis.
Os bens apreendidos pelo Ibama e pela Polícia Federal foram retirados dos autuados e depositados junto às prefeituras dos municípios de Pontes e Lacerda e de Conquista D’Oeste.
Segundo o superintendente do Ibama em Mato Grosso, Marcus Keynes, “as forças federais que atuam no Mato Grosso não darão trégua aos crimes ambientais”.
 A fiscalização das áreas de garimpo, na faixa de fronteira com a Bolívia, contou com agentes do Ibama, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Responder

comment-avatar

*

*