Gaúcha do Norte (MT) está em 3º lugar como a cidade menos religiosa do Brasil

Nem católicas, nem evangélicas.

3) Gaúcha do Norte (MT) – 38% sem religião

População: 6.293

Sem religião: 38,65% (2.200 pessoas)
Católicos: 45,02%
Evangélicos: 15,5% 
Espíritas: 0,25%
Umbanda e Candomblé: sem registro
Outras: 0,58%

 Por conta da expressão “do Oiapoque ao Chuí” – que designa as extremidades do país de norte a sul – todos os brasileiros já ouviram falar na pequena cidade gaúcha de Chuí.

Pois nenhum município brasileiro tem, proporcionalmente, tanta gente “sem religião” na mesma área quanto a cidade de 6 mil habitantes, no extremo sul do país.

Isso pode ser averiguado nas ruas com uma pesquisa informal: enquanto no Brasil somente uma em cada 12 pessoas não segue nenhuma doutrina religiosa, em Chuí, uma em cada duas pessoas se enquadra no grupo.

E embora quase 90% da população brasileira seja católica ou evangélica, lá em Chuí a soma dos dois grupos atinge apenas 30%, conferindo a ela o título de menos cristã do país.

Curiosamente, é também no Rio Grande do Sul que se localiza a cidade mais católica do Brasil.

Especialistas acreditam que a convivência fronteiriça com o Uruguai, país onde a religião é menos predominante, tenha grande influência neste cenário.

Mas Chuí não está sozinha. Clique nas fotos para conhecer outras 19 cidades brasileiras em que mais de um quarto dos cidadãos não se compromete com nenhuma religião, seja por optarem pelo ateísmo e agnosticismo, seja por seguirem sozinhos a própria espiritualidade.

Apesar da posição de Chuí, 12 das cidades estão na região Nordeste. Os dados são do Censo 2010, do IBGE.

exame.

Responder

comment-avatar

*

*