Gaúcha do Norte recebe curso de operação de máquinas e implementos agrícolas


Alunos divididos em duas turmas participam das aulas práticas e teóricas do curso de Operação de máquinas e implementos agrícolas do Pronatec, no município de Gaúcha do Norte.

O curso de nível técnico foi iniciado em 18 de agosto com 17 alunos em cada turma, sendo uma no período vespertino e outra noturno, deve ser finalizado no dia 10 de outubro, tem carga horária de 160 horas e paga ao aluno R$ 2,00 a hora aula, somando um total de R$ 320,00 durante o desenvolvimento do curso.

Durante as nove semanas de aula, são abordadas questões pertinentes a operação, manutenção e regulagem das máquinas, sendo aplicadas em módulos como: Competências Básicas para o Mercado de Trabalho; Operação de máquina e implementos agrícola I, II, III, IV e V. Englobando trabalhos com máquinas como trator, colheitadeira, grade aradora, grade niveladora, subsolador, terraciador, aplicador de agrotóxico, esparramador de calcário e plantadeira.

Na terça-feira (23.09), o Gaúcha News esteve na chácara Johan e registrou a aula prática com o aplicador de agrotóxico autopropelido Unipor e conversou com instrutor e alunos. Questionado sobre o rendimento dos alunos, o instrutor do Senar Clever E. Cunico afirmou, “o rendimento em geral tem sido satisfatório, temos alunos que tem maior interesse em algumas áreas abordadas, uns gostam mais da área de pulverização, outros no preparo de solo, e assim por diante. Porém o nível de interesse das turmas é muito bom”, disse Clever que é engenheiro agrônomo e atua na mecanização agrícola.

Durante as aulas práticas, os alunos receberam instruções de manutenção de trator, simulador de GPS, práticas de preparo de solo, regulagem e operação de implementos, práticas com plantadeira, tratamento de semente, aplicação de agrotóxico, entre outros.

Para o aluno Marcelo Pascoal Geraldo de 43 anos, o gosto pelo curso tem se perdurado desde o início, “o curso tem sido excelente desde o primeiro módulo aplicado, tenho aprendido muita coisa que eu não sabia com os conteúdos prático e teórico, e tenho me identificado bastante tanta na área de manutenção assim como na operação das máquinas”, disse o aluno que já atuou durante quatro anos tanto na área de operação quanto manutenção de máquinas agrícolas.

O curso conta com a participação de quatro mulheres o que vem para comprovar a inserção cada vez maior do papel feminino em áreas rurais. Para a aluna Maria Emília Probst, 22 anos, o curso é uma grande oportunidade, “está sendo uma oportunidade maravilhosa porque o curso é aqui em nosso município e produtores tem disponibilizado máquinas e tudo o que é preciso para as aulas práticas. O curso tem sido bastante produtivo, pois temos a possibilidade de colocar em prática o que vemos em sala de aula, através das aulas práticas”, afirmou a aluna que se identificou bastante com a área operacional das máquinas.

O curso de Operação de máquinas e implementos agrícolas é uma realização do Sindicato Rural de Gaúcha do Norte com o Senar MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com a Assessoria Pedagógica e Prefeitura Municipal. Assim como a empresa Agritex Case IH e produtores Ademar Kempf, Waldomiro Schulz, Ademir Kempf, Gilmar Wessner, Bertilo Johan e Kévin Daniel Schulz, que cederam máquinas, produtos e propriedades para a realização das aulas práticas.

A gerente sindical, Lázara Glésia Rodrigues, agradece a todos os parceiros pela colaboração cedida para a realização do curso no município.

Fonte: Redação: Cely Trevisan

gauchanews

Responder

comment-avatar

*

*