Governador Silval Barbosa recebe prefeitos do Araguaia e ouve demandas da região

O governador Silval Barbosa recebeu, na manhã de segunda-feira (06.02), no Palácio Paiaguás, o deputado Estadual Baiano Filho e 19 prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Norte Araguaia (AMNA). Durante a audiência, os gestores apresentaram demandas da região e solicitaram apoio do Governo Estadual para garantir a aceleração das obras de pavimentação da BR-158, no Norte Araguaia, e para a conclusão da BR-242, que interligará a BR-158 a BR-163, de Querência chegando até o município de Sorriso.

Durante a Audiência, os gestores municipais do Araguaia apresentaram ‘nota de repúdio’ à empresa Semenge, responsável pelas obras na BR-158. “A empresa quebrou e as obras estão paradas há mais de 2 anos”, salientou o prefeito de Vila Rica, Naftaly Calisto da Silva, explicando que tal medida foi tomada para que os governos Estadual e Federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura e Tranporte, possam tomar as providências cabíveis, cancelando o contrato, chamando a segunda colocada ou fazendo nova licitação.

Para o presidente da AMNA e prefeito de Querência, Fernando Gorgen, a reunião foi bastante positiva. “Reivindicamos, principalmente, a continuidade das obras que viabilizam a logística na região do Araguaia, como das rodovias BR-158, BR-242 e BR-080”, informou o prefeito, acrescentando que o Araguaia é a região onde o agronegócio mais cresce em Mato Grosso. “Somos a maior fronteira agrícola do país, onde as pastagens degradadas estão sendo transformadas em lavouras e isso demanda infraestrutura”.

O deputado Baiano Filho salientou que a AMNA é parceira do governo Estadual nas cobranças junto à esfera federal. “Eu saio bastante animado, sei que é um ano de dificuldades, mas estou muito confiante de que o Araguaia continuará sendo pela necessidade, força de produção, mas também pela visão que tem o governador sobre a região uma das prioridades do governo”, disse o deputado, acrescentando que na audiência o governador garantiu que os convênios já celebrados para a região do Araguaia terão o aporte de recursos. “Também os convênios que ainda não aconteceram terão prioridade dentro do governo.”

Destacamos aqui a presença de nossa vice prefeita Marilei Bier (Nega) na foto, ao lodo do Governador Silval Barbosa.

Após a reunião, ficou definido a Secretaria da Casa Civil encaminhará as demandas às secretarias pertinentes, que analisarão o que poderá ser feito, de acordo com o orçamento do Estado. Na audiência, também foram tratadas demandas como as obras da MT-100, a possibilidade de federalização da MT-326, entre Cocalinho até a BR-158, transformando em BR-251, as obras do Hospital Regional do Norte Araguaia e o programa de pavimentação asfáltica para os municípios, informou Baiano Filho.

Canarana News com SECOM

Responder

comment-avatar

*

*