Hemocentro de Cuiabá faz campanha para doação de sangue no carnaval

 Época de festas e feriados diminui quantidade de doações.
Unidade precisa de doadores do tipo AB positivo e fator RH negativo.

Doador colabora com o Hemocentro de Campina Grande (PB) (Foto: Walter Rafael/Secom-PB)Campanha visa aumentar a doação de sangue
durante o carnaval (Foto: Secom-PB)

O Hemocentro começou nesta quinta-feira (16) uma campanha de doação de sangue no período de Carnaval, em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital. A ação é por prevenção, devido à época que os estoques ficam baixos por conta das festividades.

De acordo com a diretora do Hemocentro, Eliana Rabane, a maior necessidade é de doadores do tipo ‘AB’ positivo e os de fator ‘RH’ negativo, que são incidentes na população mato-grossense. No estado, segundo dados da secretaria de saúde, apenas 6% da população tem o tipo ‘O’ negativo.

O Hemocentro ainda quer estabelecer uma fidelidade com os doadores, para a criação de uma doação frequente em todos os tipos estocados. A diretora lembra que os doadores devem respeitar o intervalo de três meses (mulheres) e dois meses (homens) para doar novamente.

Programação
Os interessados em doar sangue podem ir até a unidade móvel do Hemocentro, nesta quinta-feira, na Praça da República, em Cuiabá, das 08h às 17h30. Na sexta-feira (17) o ônibus estará em frente à Secretaria de Administração do estado, no horário das 8h às 17h30.

Já no sábado (18), os interessados podem ir até o Shopping Popular de Várzea Grande, a partir das 13h30 às 17h30. Além desses locais, as doações poderão ser feitas na sede do Hemocentro, que fica na Rua 13 de junho, bairro Porto, das 7h30 às 17h e também no sábado das 7h30 às 12h. Outras informações no telefone (65) 3623-0044.

Responder

comment-avatar

*

*