Hemocentro de MT faz campanha para aumentar doadores de sangue

Campanha na capital quer conscientizar população para doar sangue.
Hemocentro pretende reforçar estoque para período do fim de ano.

O MT Hemocentro começou uma campanha com o objetivo de intensificar ações para sensibilizar a captação de novos doadores de sangue em Mato Grosso. A medida é para reforçar o estoque durante o período de festas de fim de ano, quando os casos de procura por sangue aumentam consideravelmente. A campanha também é em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro.

De acordo com a instituição, a campanha se estenderá com a unidade móvel, percorrendo os locais com grande concentração de pessoas para coletar a maior quantidade de sangue possível dos doadores que estiverem aptos a doar. Segundo o órgão, somente no primeiro dia de campanha foram coletadas 110 bolsas de sangue.

“O Hemocentro necessita de todos os tipos de sangue. O tipo ‘O’ negativo é o doador universal, porém, necessitamos também de outros tipos de sangue, o que acaba suprindo as necessidades da unidade nas busca de novos doadores”, ressaltou Eliana Rabani, diretora-geral do MT Hemocentro. Ela destacou que os doadores do tipo O, A e B positivos são mais frequentes, já o AB positivo e os de fator RH negativo são menos incidentes na população. Eliana explicou ainda que a conscientização da população é necessária para manter um estoque permanente e atender a demanda diária do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado.

Doador
O MT Hemocentro alertou que o doador deve ter aspecto saudável além de realizar a declaração de bem-estar geral. Desta forma, para doar sangue, as pessoas têm que ter no mínimo entre 18 anos completos e 68 anos. Porém podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. O doador também deve ter um peso mínimo de 50 quilos.

Não podem doar sangue pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas, além de usuários de drogas e aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Doação
Nesta quarta-feira, um ônibus do Hemocentro estará estacionado na Praça da República, no centro de Cuiabá, para receber a doação de sangue de voluntários. O ônibus deve permanecer no local até as 17h30. Já na quinta, o ônibus estará no Pantanal Shopping, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, das 11h às 17h. No dia 30, sexta, o ônibus do MT Hemocentro vai receber os doadores na Secretaria de Estado de Administração, no Centro Político e Administrativo, das 13h às 18h.g1mt

Responder

comment-avatar

*

*