IANACULÁ RODARTE DESTACA IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO INDÍGENA NA RIO + 20

         O líder indígena da etnia Kamaiurá do Parque do Xingu, chefe de Divisão Técnica da Coordenação Regional Xingu, da Funai de Canarana, Ianaculá Rodarte, foi um dos 100 índios da região do Xingu que participou da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20. Segundo ele, participaram do evento cerca de 3.000 índios do Brasil, além de representantes de outras nações.

         Ianaculá destacou que foi importante a participação por que puderam fazer parte da elaboração de uma proposta concreta relativa à sustentabilidade nas aldeias indígenas. Durante o evento aconteceram críticas sobre a metodologia usada nos trabalhos, mas no final ficou um saldo positivo com a elaboração de dois documentos sobre a demarcação das terras indígenas, que foram incluídos na carta enviada às Nações Unidas. Além disso foram tratadas questões relativas aos direitos das nações indígenas, especialmente quanto à saúde e educação.

         Com isso os indígenas puderam mostrar uma postura ao mundo que estão lutando pelos direitos, pela sustentabilidade e para uma qualidade de vida melhor, não só para os indígenas, mas para toda a população mundial. Em relação ao meio ambiente, a presença indígena na Conferência foi importante, pois os índios são os principais guardiões das reservas ecológicas que ainda restam, especialmente na Amazônia e no Mato Grosso. A experiência milenar indígena de preservação foi um ponto que chamou a atenção dos participantes. Esse conhecimento é decisivo na busca do equilíbrio ecológico necessário para a sobrevivência do planeta.

         Ianaculá Rodarte destacou também que foi muito importante a troca de experiências e conhecimentos com as representações indígenas dos outros países como Canadá, México, Filipinas, Equador e Argentina. Com a união desses povos é possível sensibilizar os governantes no sentido de que tomem medidas que venham ao encontro da sustentabilidade da economia de seus países.

Responder

comment-avatar

*

*