Ibama aperta fiscalização contra crimes ambientais no Norte de Mato Grosso

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) apertou a fiscalização contra crimes ambientais na região Norte de Mato Grosso. Dezenas de fazendas, madeireiras, áreas de extração vegetal e desmatamentos são alvos de vistoria pelos agentes. A operação conta com o apoio do Exército, policiais federais e rodoviários, da Força Nacional e órgãos de segurança pública do Estado.
A operação teve início a partir de um decreto 7957 da presidente Dilma Rousseff que instituiu o Gabinete Permanente de Gestão Integrada para Proteção do Meio Ambiente e que, também regulamentou a atuação das Forças Armadas na proteção ambiental.
Por meio Comando Militar Oeste, são empregados soldados da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, de Cuiabá, no apoio de inteligência, comunicações, segurança e instrução aos agentes do Ibama. Inclusive helicópteros são utilizados.
Além dos trabalhos contra os crimes ambientais, ainda são desenvolvidas Ações Cívico-Sociais, que consistem em atividades de atendimento médico, odontológico, entre outros, destinados principalmente às famílias carentes.
A operação foi desencadeada dia 1º deste mês, e outros municípios como Feliz Natal, Sinop, Marcelândia, União do Sul e Cláudia estão sendo monitorados.
Em Vera, o Eexército montou uma base na Área da Gruta, onde cerca de 60 soldados estão passando por treinamento militar.24 Horas News

Responder

comment-avatar

*

*