Ibama aplica R$ 20 mi em multas por desmatamentos ilegais em MT

Multas foram aplicadas durante a operação Caryocar.
Ação foi realizada entre novembro do ano passado e maio deste ano.

Máquinas que estavam desmatando área ilegalmente em MT foram apreendidas pelo Ibama (Foto: Divulgação/Mauro Baldini/Ibama)

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou R$ 20 milhões em multas por desmatamentos ilegais em Mato Grosso, na operação Caryocar, realizada no estado entre novembro do ano passado e maio deste ano.

Segundo o Ibama, a operação teve o objetivo principal de proteger o Cerrado. Em Mato Grosso concentrou as ações nos municípios de Água Boa, Araguaiana, Barra do Garças, Cocalinho, General Carneiro, Paranatinga, Primavera do Leste, Pontal do Araguaia, Santa Rita do Trivelato e Torixoréu.

De acordo com o instituto, a ação contou com a participação de 13 agentes. Após notificarem e multarem os infratores, eles fizeram a apreensão, durante o período da operação, de seis tratores, um caminhão e dois correntões de 30 metros que era utilizados nos desmatamentos.

Na operação, o total de áreas embargadas totalizou 10,7 mil hectares, o equivalente a dez mil campos de futebol, de acordo com o Ibama.

Nome da operação
Segundo o instituto, o nome da operação é uma homenagem ao pequizeiro (Caryocar brasiliense), árvore típica do Cerrado e de grande importância socioambiental. O bioma  é muito importante para o país, pois concentra as principais nascentes dos rios brasileiros e possui uma rica biodiversidade.G1.MT

Responder

comment-avatar

*

*