IGREJA CATÓLICA CELEBROU A 5ª MISSA SERTANEJA

Missa Sertaneja 29.06.14_056No domingo, dia 29 de junho de 2014, a Igreja Católica, Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, celebrou a 5ª Missa Sertaneja junto ao pavilhão aberto da comunidade. O presidente da Celebração foi o Pároco, Padre Adenir José Fumagalli, a coordenação do evento foi de Gema Favretto Colling, a animação dos cantos foi de Valdecy Mineiro e seu grupo, o berranteiro foi Itacir Campos e o comentarista da missa foi Domingos Finato. A presença das pessoas foi em grande número, lotando as dependências do pavilhão aberto do Centro Auxiliadora.

A Missa Sertaneja tem como característica destacar a presença de Deus na vida e nos afazeres do sertão. A natureza e as criações são sinais do Deus criador e a missa é um ato de ação de graças por tudo que Ele nos dá. Também celebra as maravilhas do amor de Deus Pai e resgata a cultura do sertão. Nossos pais ou avós são de origem rural. Muitos de nós fomos criados em fazendas. A Missa Sertaneja é um modo de unir a cultura, os costumes e as tradições que marcaram a história de cada família com a fé que Deus nos deu.

Toda a ornamentação do altar é feita de imagens, símbolos, máquinas, equipamentos, cereais, sementes, flores, legumes, e frutas trazendo presente o ambiente da vida do sertão e do meio rural. Os cantos entoados na missa são todos com melodias se músicas sertanejas com letras adaptadas para a linguagem religiosa.

A primeira Missa Sertaneja foi celebrada no dia 15 de agosto de 2010, a segunda dia 19 de junho de 2011, a terceira dia 08 de julho de 2012 e a quarta Missa Sertaneja no dia 25 de agosto de 2013. Durante a 5ª Missa Sertaneja celebrada no último domingo, dia 29 de junho, foram homenageados os pioneiros do Projeto de Colonização de Canarana e também o comunicador Wilmar Pfeifer, que nas missas anteriores sempre participou com sua locução.

Responder

comment-avatar

*

*