IML de Água Boa está equipado com câmara fria

O Instituo Médico Legal-IML de Água Boa foi equipado com uma câmara fria através de um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública- SENASP.

Fotos: Água Boa News

O equipamento adquirido com investimento de R$ 81.000,00 tem a capacidade para armazenar quatro cadáveres e veio acompanhado com um carro Pantográfico Hidráulico que faz com que o corpo seja encaminhado à câmara fria sem a necessidade de força física.

O gerente da regional da Politec de Água Boa Paulo Victor Souza Barbosa informou que desde a instalação da POLITEC em Água Boa estavam empenhados tentando adquirir o equipamento, mas não tinha sido possível e agora conseguiram firmar esse convênio e equipar o IML.

“Já tinha certa demanda para este equipamento aqui na região porque legalmente falando quando há um óbito não identificado, ele teria que ficar pelos menos 30 dias para que se procedesse à identificação do corpo. Nós não tínhamos condições de fazer isso, daí então não são apenas os casos atendidos pela POLITEC envolvendo crimes, mas também com as mortes naturais que sepultavam os cadáveres como indigente e não se tinham o prazo legal para poder identificar, ir atrás das famílias, e acabavam sendo sepultados como indigentes e causavam certos transtornos, além do custo que ficava com a prefeitura e posteriormente a família aparecia para tentar fazer o reconhecimento e não mais era possível e aí só através de procedimentos judiciais para uma eventual exumação”.

Paulo Victor ainda reiterou que o equipamento foi adquirido através do convênio da POLITEC com a SENASP, mas só foi possível devido à cooperação e parceria coma as autoridades do município.  “Eu gostaria muito de agradecer a diretora do Hospital Regional Salete Lauermann, pela concordância e auxílio; a prefeitura municipal que disponibilizou a equipe do Quincão que fez as adaptações necessárias no prédio;  a Câmara Municipal na pessoa do vereador Bibelô que sempre esteve envolvido e ajudou a gente bastante aqui no que era necessário”.

O IML/POLITEC de Água Boa atende mais nove municípios: Nova Xavantina, Campinápolis, Nova Nazaré, Cocalinho, Canarana, Querência, Ribeirão Cascalheira, Bom Jesus do Araguaia e Serra Nova Dourada.

Carrinho Pantográfico elétrico

Responder

comment-avatar

*

*