INCENDIO NA ALDEIA KAMAYURÁ

Por volta das 16:00 horas da tarde  de 09/03/2012 ocorreu um grave incendio na aldeia Mawutsini da etnia Kamayurá do alto Xingu.

Cinco casas foram queimadas e tres pessoas sairam com queimaduras, dentre elas, Matu Kamayurá, que sofreu queimaduras no braço e Katsã Kamayura, tambem com queimaduras no braço. Ainda não se sabe a gravidade dos ferimentos. Os feridos estão recebendo atendimento no posto de saude do polo Leonardo.

Tudo começou quando uma criança de cinco anos pegou um isqueiro e queimou a palha de uma das ocas. O fogo se alastrou na palha seca da oca atingindo mais quatro casas devido ao vento forte que levou faiscas de palha acesas para as outras casas.

O menino de 5 ano pegou esqueiro e tocou na palha da casa” Diz Kanutari Kamayurá ao Frente de Ação Pro-Xingu.

As cinco casas, entre elas a do cacique Kotok Kamayurá e a do pajé Takumã Kamayurá tiveram perda total, bem como os pertences contidos em seu interior, como roupas, redes, entre outros.

” Queimou casa do caciqui Kotoki, Mapyta, Trauin e Takumã. Queimou mãe do chico no braço dierito dela. Eu fiquei muito triste hoje quando vi casa queimando.”  Disse Kurezinho Aweti ao Frente de Ação Pro-Xingu.

Cerca de 150 pessoas ficaram desabrigados que perderam completamente todos os seus pertences.

As doações poderão ser entregues ou direcionadas ao escritorio da FUNASA em Canarana-MT, na Av. Goiás n° 97, Jd. Tropical, CEP: 78640-000, ou no Centro de Cultura Indigena também em Canarana-MT, na  ou na Associação Terra Indigena do Xingu, na Av. Mato Grosso n° 607, CEP: 78640-000
Ou doações em quantia diretamente na conta corrente do cacique Kotok Kamayurá:

Banco do Brasil,
AG: 1319-6
CC: 1067-7,
em nome de Kotok M Kamayurá ( Atenção: nenhuma outra conta bancária esta autorizada a receber doações financeiras sobre este acontecimento, somente a conta do cacique Kamayurá)

As necessidades são: ferramentas (pregos, martelos, serrotes, machados), redes, cobertores, roupas e alimentos.

TODA AJUDA É EXTREMANTE NECESSÁRIA!

Mais informações pelos fones: (66) 3568-1433; (66) 3478-1948; (66) 3478-2431; (66) 9994-4503

Pajé Sapaim Kamayurá recebendo a notícia do incêndio na Aldeia.
Foto – Patricia Bromirsk

As informações são de Kanutari kamayurá e de Kurezinho Aweti
Em primeira mão, via telefone e msn.

A reportagem é de Kuana Kamayurá para o Canarana News

Cristina Velasquez em colaboração com o Canarana News

Responder

comment-avatar

*

*