Indígenas do Xingu farão protesto em Água Boa contra mau atendimento na saúde

O líder indígena afirmou ainda que já encaminhou documentos para a Fundação Nacional do Índio (FUNAI)

Depois da reclamação dos indígenas da Ilha do Bananal em São Félix do Araguaia, que protestam principalmente qualidade péssima da saúde oferecida pelo governo aos indígenas, onde vários “irmãos” estariam morrendo devido à falta de medicamentos e estrutura adequada. 

Agora é a vez das comunidades indígenas localizadas no Parque Nacional do Xingu, que planejam um protesto em frente ao Hospital Regional Paulo Alemão de Água Boa, segundo informou o Coordenador do Programa Paz Pela Vida, Kulumaka Matipu, da etnia Kalapalo. 

Para o indígena faltam medicamentos básicos, por isso muitos pacientes estão morrendo, nas últimas semanas cerca de 20 indígenas morreram. Devido essa situação as comunidades estão se reunindo para fazer um protesto em frente ao Hospital. 

O líder indígena afirmou ainda que já encaminhou documentos para a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Justiça de Mato Grosso, Ministério Público, Conselho Regional de Medica e Conselho Regional de Enfermagem, para que iniciem uma investigação sobre o caso. 

A insatisfação dos indígenas são com os governos Federal e Estadual, no dia 28 de outubro as comunidades vão se reunir e depois o protesto será em Água Boa, para Katipu até existem profissionais com boa vontade de atender os índios, o problema é que têm faltado principalmente medicamentos e estrutura para fazer exames. Agencia da noticia 

Responder

comment-avatar

*

*