Inicia o pré-cadastro para o Exame Supletivo Online 2012

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) disponibiliza a partir do dia, 5, de abril o pré-cadastro para o Exame Supletivo Online 2012 para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Dia 16 de abril estarão liberados os agendamentos para a seleção de um dos 23 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) e o espaço da Vara do Trabalho, disponibilizados para a execução da prova, nos 24 municípios polo. Nesta edição, as provas poderão ser agendadas até o dia 20 de dezembro.

O Edital 2/2012 contém as datas para a marcação das provas, bem como os horários disponíveis para a realização das mesmas em cada um dos 24 locais. Também está disponível o conteúdopara estudo, datas para certificações e as condicionalidades do Exame. O edital está circulando desde a quarta-feira, 4, com data retroativa a, 3 de abril, no Diário Oficial do Estado.

Podem se inscrever candidatos cuja idade, na data da prova, for igual ou superior a 15 anos, independente de comprovação da escolaridade anterior para provas do Ensino Fundamental. Para a realização das provas no Ensino Médio poderão se inscrever, candidatos cuja idade, na data da prova, for igual ou superior a 18 anos, independente de comprovação da escolaridade anterior.

NOVIDADES

Nesta edição, o Supletivo Online traz algumas mudanças. Uma delas é a obrigatoriedade do preenchimento de um questionário sociocultural no momento do cadastro de pré-inscrição. Indagações como os motivos que afastaram o candidato dos bancos escolares, média salarial, faixa etária, constituição do núcleo familiar, média salarial, constam no questionário. “De posse dessas informações nós iremos nos pautar para a execução de propostas de trabalho. Irá nos ajudar no direcionamento e elaboração das perguntas para o Exame”, explica o gerente curricular Antônio Marcos Passos de Mattos, gerente de organização curricular de Exames Supletivos da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos.

Outra ação implementada no Sistema será para aqueles que se inscreverem pela primeira vez. O candidato só poderá fazer o Exame Online por Área de Conhecimento, eliminando de uma única vez várias disciplinas. No Ensino Fundamental (Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas) e para o Ensino Médio (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias).

PROVAS

As provas das diversas Disciplinas (Ensino Fundamental e Médio) constam de 20 questões. Já as provas por Área de Conhecimento constam de 30 questões objetivas. A correção das provas é por meio eletrônico, com resultado imediato disponível no site, em portal próprio do Exame On-line.

Será considerado aprovado o candidato que obtiver em cada Disciplina ou Área de Conhecimento, nota igual ou superior a 5,0 (cinco). O candidato que não atingir nota mínima estabelecida acima pode agendar, num prazo de 120 dias, contando do dia da(s) prova(s), nova data e período para realização destas.

Mediante resultado positivo no Exame, o candidato terá direito de requerer seu Certificado de Conclusão no mesmo Ceja onde realizou a(s) prova(s).

ATENDIMENTOS 2011

A primeira edição do Exame On-line reuniu 105 mil agendamentos e a expectativa é de que em 2012 a demanda cresça em 10%. Desde 2011, o Estado iniciou o processo de realização das provas para certificação do Ensino Básico com intermediação tecnológica.

As provas do Exame são realizadas em laboratórios com média de dez equipamentos, sendo um deles adaptado com tela touchscreen (semelhante às empregadas nos terminais eletrônicos que é sensível ao toque). A função permite ao usuário, que não possua afinidade com manuseio de equipamentos eletrônicos, a realização do exame.

Secom-MT

Responder

comment-avatar

*

*