Mais cinco casos de morte por dengue são confirmados em MT

Balanço divulgado pelo estado registra 40.462 notificações em 2013.
Em Alta Floresta, 3 pessoas morreram este ano vítimas da dengue.

Mais cinco mortes por dengue foram confirmadas em Mato Grosso pelo Sistema de Informação de Agravo de Notificação (Sina), entre os dias 9 a 15 de agosto. Nesse período foram registrados mais 205 casos de dengue. O número de notificações é bem inferior ao da semana anterior. Entre 1º a 08 de agosto, foram registrados 423 casos. Desde janeiro, o total de casos chega a 40.462.

De acordo com as informações do Sinan, as ocorrências de mortes estão confirmadas em 20 dos 141 municípios do estado: Alta Floresta (3), Apiacás, Aripuanã, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis (3), Campo Verde, Carlinda, Cuiabá (2), Jaciara, Juara, Primavera do Leste (2), Pontal do Araguaia, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Sinop (4), Sorriso (2), Vera, Sapezal e Lucas do Rio Verde.

Outros cinco casos ainda estão sob investigação em Alto Taquari, Juara, Lucas do Rio Verde, Nova Xavantina e Cuiabá. Sinop é o município do estado que registrou o maior número de casos, com 7.136 notificações. A lista segue com Rondonópolis e Cuiabá empatados com 3.038 e Várzea Grande com 682 casos.

No ano de 2012 as notificações no mesmo período foram de 34.381 casos no estado. Em Mato Grosso circulam simultaneamente dois sorotipos virais da dengue, o DENV 1 e DENV 4. O combate dos focos do mosquito em casa pode ser feito da seguinte forma: Limpe calha dos telhados; limpe os pratinhos dos vasos de plantas; mantenha piscinas limpas; não deixe formar poças dágua; elimine qualquer tipo de material que possa acumular água, como garrafas ou recipientes sempre virados de boca para baixo; mantenha pneus em locais cobertos para não acumular água; tampe bem as caixas d´água e os poços. G1.MT

Responder

comment-avatar

*

*