Mais de 400 mil pessoas devem ser vacinadas contra a gripe em MT

Campanha da vacinação contra a influenza começa no dia 5 de maio.
O término do período de vacinação está marcado para o dia 25 de maio.

Mais de 400 mil pessoas devem ser vacinadas contra a Influenza este ano em Mato Grosso. A campanha nacional deve vacinar idosos com idades a partir de 60 anos, trabalhadores de saúde das unidades que fazem atendimento para a influenza, povos indígenas, gestantes e crianças a partir de seis meses e menores de dois anos.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, o dia ‘D’ da vacinação será no dia cinco de maio, data em que inicia a campanha. O término do período de vacinação está marcado para o dia 25 de maio.

No dia “D”, além da vacinação que acontece nos postos de saúde do estado, também serão montados postos de vacinação em lugares estratégicos das cidades como em escolas, creches e centros comunitários.

Conforme Francisca Vieira Gonçalves, gerente de imunização da SES, a vacinação é anual porque o vírus da gripe muda a cada ano. “Muitas pessoas deixam de procurar os postos de vacinação pensando estarem imunes ao vírus por terem se vacinado em anos anteriores, contudo a vacina só tem validade no corpo humano por um ano, pois o vírus da gripe está em constante mudança sendo necessária então a vacinação anual, para estar completamente livre da gripe causada pelos vírus da Influenza constante na composição da vacina”, explicou.

A meta do estado é vacinar 239.626 mil idosos, 72.702 crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, 36.416 gestantes, 39.021 profissionais de saúde e 37.451 indígenas. Totalizando 425.216 pessoas imunizadas. Para todo o estado, o Ministério da Saúde deve disponibilizar 465 mil doses da vacina.

g1 com CANARANA NEWS

Responder

comment-avatar

*

*