Mais de 50.000 fêmeas serão vacinadas em Paranatinga contra Brucelose

A vacinação contra brucelose é feita em apenas femeas de 03 a 08 meses de idade, antes da vacinação o pecuarista deverá procurar o médico veterinário, que emitirá a receita para aquisição da vacina, que deve ser aplicada pelo próprio Médico Veterinário ou vacinador treinado sob-responsabilidade do mesmo, pois a vacina representa risco a quem manuseia.

Apenas uma dose da vacina é suficiente para imunizar o animal, e garantir sua proteção durante a vida inteira.

Após a vacinação o Médico Veterinário vai emitir o atestado que deverá ser apresentado ao escritório do Indea para comprovação da vacinação.

O Indea alerta que sem este certificado de vacinação as propriedades ficam impedidas de tirar guia de transito animal (GTA) e não poderão transportar bovinos e bubalinos de qualquer idade, sexo ou finalidade.

Este ano o município de Paranatinga possui um rebanho de femeas para serem vacinadas de aproximadamente 55.000 cabeças com idade entre 03 a 08 meses.

A brucelose é uma doença altamente contagiosa e trazem prejuízos à saúde humana, manifestando-se com calafrios, suores noturnos, dor nas articulações, impotência sexual, infertilidade, entre outros.

paranatinganews.

Responder

comment-avatar

*

*