Mato Grosso é o terceiro no ranking de ataques a bancos em 2011

Estado de São Paulo lidera a lista de agências atacadas no país.
Bancos de Mato Grosso sofreram 125 ataques em 2011, conforme pesquisa.

Assaltos  a bancos em MT aumentam. (Foto: Reprodução/TVCA)Clientes dos bancos são usados como
‘escudos humanos’ (Foto: Reprodução/TVCA)

Mato Grosso é o terceiro estado com maior incidência de ataques a bancos no país, de acordo com uma pesquisa nacional sobre roubos a bancos em 2011 divulgada nesta quinta-feira (29) pelo Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB). A pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) aponta que o estado de São Paulo registrou mais ataques a bancos no ano passado, com 538 ataques. Em segundo lugar do ranking está o estado do Rio Grande do Sul, com 130 ataques, seguido por Mato Grosso, com 125 ataques.

Conforme o SEEB, ao todo foram 67 arrombamentos no estado em todo o ano passado, 35 tentativas e 23 assaltos efetivados. Na modalidade Novo Cangaço, Mato Grosso registrou 12 ações de assaltantes.

De acordo com Arilson da Silva, presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso, os números apresentados pela pesquisa afetam os clientes. “O número de 125 ataques em Mato Grosso é assustador e reflete o quanto as pessoas estão inseguras nas agências bancárias”, pontuou.


Arilson afirmou ainda que vai tentar dialogar com os bancos para aumentar a segurança. “Também solicitamos uma nova reunião com a Secretaria de Segurança Pública para tratar dos ataques a bancos”, garantiu.

Ainda conforme as informações repassadas pelo sindicato, os números da pesquisa foram apurados com base em notícias publicadas pela imprensa, consulta aos dados disponibilizados por algumas secretarias estaduais de segurança pública e informações de sindicatos e federações de bancários e vigilantes de todo país. O levantamento contou com apoio técnico do Dieese.

A Polícia Civil de Mato Grosso informou que conta com a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) para apurar e prender os suspeitos de cometer esses ataques a bancos. A polícia informou ainda que está conseguindo prender esses criminosos. Quatro quadrilhas já foram identificadas. Dezoito assaltantes foram presos. E neste ano de 2012 a Justiça já condenou dez deles.

G1 MT

Responder

comment-avatar

*

*