Mato Grosso tem representante no brasileirão de Karatê-Do 2013

Será realizado em setembro, em Porto Alegre (RS), o Campeonato Brasileiro de Karatê-Do que, por abrigar disputas de todas as categorias e modalidades, é mais conhecido como brasileirão. Mato Grosso será representado no evento por atletas de Cuiabá e de várias cidades do interior. Mas a grande promessa é a jovem Jaine do Carmo, da Capital.
Com sorriso tímido, corpo esguio e quase nada que a diferencie de outras meninas de sua idade, Jaine tem apenas 12 anos e já é campeã brasileira e estadual de Karatê.
A primeira medalha de campeã brasileira foi conquistada em 2008 e, desde então, ela não perdeu nenhuma disputa nacional na categoria por idade. Faixa roxa, ela coleciona oito medalhas de campeã brasileira, quase 100 de campeã estadual, e duas medalhas de 1º e 2º lugares no Campeonato Pan-Americano de Karatê-Do Tradicional.
Jaine pratica o esporte desde os cinco anos e treina quase todos os dias. As aulas duram entre duas e quatro horas e ela diz não se cansar. Na quarta-feira, único dia de folga, Jaine gostaria de estar no tatame se aperfeiçoando ainda mais. Para ela, o karatê já faz parte da sua vida.
Fiel escudeira da filha, Rita é a mãe orgulhosa. Desde cedo ela percebeu que a filha gostava muito do esporte e para pagar as despesas das primeiras competições, já fez até festa junina na rua para pedir a colaboração dos vizinhos.
Por meio de um amigo, Rita conheceu o Grupo Dias e levou o currículo da filha até a empresa. Isso foi há quase quatro anos, desde então, Rita não precisou mais se preocupar com as despesas.
“O Grupo, na pessoa do senhor Filadelfo, acreditou na minha filha. Se não fosse por ele, a Jaine com certeza teria que parar de competir, uma vez que sou empregada doméstica e ganho apenas um salário mínimo. Peço por ele todos os dias nas minhas orações”, diz Rita, emocionada.
As próximas metas de Jaine já estão traçadas: ela acredita que em setembro irá trazer mais uma medalha de campeã para Mato Grosso.
O outro desafio é para janeiro de 2014, ou seja, Jaine diz que vai treinar muito para conquistar a faixa marrom. “Daí é só continuar me dedicando que alcançarei a faixa preta, então poderei ensinar Karatê para outras crianças”, concluiu a atleta.

 

Responder

comment-avatar

*

*