Meningite já matou seis pessoas em MT neste ano, diz Secretaria de Saúde

Desde o início deste ano já foram registradas seis mortes dos 64 casos de meningite em Mato Grosso, segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Apesar disso, o número é menor que o do ano passado. No mesmo período de 2011, 17 pessoas já tinham morrido vítimas da meningite e 87 casos tinham sido identificados.

Entre as vítimas da doença neste ano está a menina Letícia, de quatro anos, que morreu na semana passada em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. A mãe dela, Juliana Almeida Silva, contou que está inconformada e abalada. Segundo ela, assim que a filha reclamou das dores que sentia a levou imediatamente ao Pronto-Socorro da cidade.

“Ela estava tremendo o queixo e vi que ela não tava muito bem. Ela reclamou de dores na coluna e na cabeça. Ela vomitou e ficou com febre logo em seguida”, disse a mãe. Como os sintomas persistiram, Juliana tomou as providências necessárias, mas a demora para encontrar uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica resultou na morte da filha.

Os casos de vítimas da meningite no estado vêm aumentando. De acordo com a médica infectologista pediátrica, Isabel Lopes dos Santos, no inverno e épocas de chuva as pessoas se aglomeram mais e existe maior chance de transmissão da doença.

Os principais sintomas da meningite em crianças acima de um ano e nos adultos são dores de cabeça, vômito em jato, dor de cabeça intensa, rigidez de nuca, prostração, convulsões e manifestações hemorrágicas subcutâneas (sangramento debaixo da pele).

 Foto: TV Centro américa

Responder

comment-avatar

*

*