MENSAGEM – O que é o Reino do Céu?

“O Reino do Céu é como um tesouro escondido num campo, que certo homem acha e esconde de novo. Fica tão feliz, que vende tudo o que tem, e depois compra o campo.”
(Mateus 13.44)

O que é o Reino do Céu? Dois apaixonados e enamorados diriam um para o outro: Você é o meu tesouro! Você é o meu bem mais precioso! O Reino do Céu, neste caso, seria viver e sentir a alegria do amor. O céu se revela a nós quando temos uma pessoa que nos é muito importante e que nos ama de coração. O céu é, portanto, também algo muito frágil, muito arriscado que pode se partir… principalmente, quando o amor fragiliza e enfraquece, quando o amado desenvolve atitudes que ferem e machucam.

Uma pessoa gravemente afetada por um derrame uma vez me disse: “Um pedaço do céu se abriu na minha vida quando consegui novamente dar os primeiros passos, levantar sozinho da cama, sentar sozinho à mesa, ir sozinho ao banheiro, deixar sem ajuda a casa, ver brilhar o sol no horizonte, respirar o ar na natureza”…

Existem as mais diferentes constatações sobre o que é o Reino do céu. Depende muito das circunstâncias em que cada pessoa vive e enxerga o mundo.

Mas o que afinal é o Reino do Céu? Uma história intitulada o tesouro mais precioso diz:

“Uma mulher velha e sábia fazia uma viagem através das montanhas quando, no leito do rio, encontrou uma pedra preciosa. No dia seguinte, continuando seu caminho, deparou-se com um viajante que tinha fome e, para atender o seu pedido de ajuda, a mulher abriu a bolsa para dividir com ele sua comida.

O homem deslumbrou-se com a visão da pedra e pediu à mulher que lhe desse de presente. Sem hesitar, ela lhe entregou a jóia. O viajante se foi, rejubilando-se por sua sorte. O tesouro poderia garantir-lhe segurança para toda a vida.

Mas, alguns dias depois, ele voltou à procura da mulher. Ao encontrá-la, entregou-lhe a pedra, dizendo:

“Pensei muito e sei bem o valor desta pedra, mas venho devolvê-la. O que quero é algo muito mais precioso. Se for possível, me dê o que está dentro de você e que a fez capaz de me entregar um tesouro como esse.”

Estimado Leitor, O Reino do Céu já é realidade em nosso meio, em atitudes como desta senhora idosa, pois Deus foi capaz de nos entregar o tesouro mais valioso: O Seu Filho Jesus Cristo. Quem vai em busca e tem este tesouro no coração e na mente, encontrará consolo para a dor, luz para o caminhar, esperança diante do amanhã e alegria no perdão e na reconciliação. Viverá e experimentará já aqui e agora sinais do Reino do céu. Não é por acaso que Jesus diz em Mateus 6.33: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e todas as demais coisas lhes serão acrescentadas”.

Ó Deus, obrigado pelo Reino do Céu ser um presente de tuas mãos. Em Cristo nos presenteaste com um tesouro que ninguém pode nos tirar: a fé. É ela que nos alimenta, fortalece e lembra que a vida não se resume ao materialismo e consumismo desenfreado de nossos dias, mas a gestos que promovem e ensaiam o teu Reino de paz e amor já aqui neste mundo. Amém.

P. Ernani Röpke


Responder

comment-avatar

*

*