MINISTÉRIO DO TRANSPORTE: Baiano reunirá comitiva do Norte Araguaia nesta 3ª feira, 13, em Brasília

Escrito por Naiara Martins

O deputado Estadual Baiano Filho e o deputado Federal Carlos Bezerra, ambos PMDB, se reunirão nesta terça-feira, 13.08, a partir das 15h, em Brasília/DF, com o Ministro do Transporte Cesar Borges. Na pauta, mais uma vez cobranças quanto a término das obras de pavimentação da BR-158, incluindo a conclusão dos projetos relacionados ao trecho de 180km que contornará a reserva indígena Marawatsede.

Baiano que estará acompanhado de 20 prefeitos do Norte Araguaia, também cobrará posições quanto a pavimentação da BR-242 ligando Querência a Sorriso. A rodovia, considerada estratégica para o escoamento da produção no sentido leste/oeste, chegando a BR-163, é uma das mais atrasadas. Após quase quatro anos de constantes cobranças, as obras da BR-242 sequer deixaram de ser um projeto dentro do DNIT. A cada cobrança, uma nova promessa de conclusão dos projetos, mas na pratica, resultado algum.

Em março deste ano, o diretor do DNIT Jorge Fraxe garantiu a Baiano, diante do então Ministro do Transporte, Paulo Sergio Passos, do senador Blairo Maggi, do governador Silval Barbosa e de 18 prefeitos do Araguaia que o DNIT adotaria a modalidade RDC (Regime Diferenciado de Contratações) para agilizar as obras da BR-242, com a meta de que até julho os primeiros lotes já estariam licitados e prontos para ordem de serviço, o que não ocorreu.

Sobre a BR-158, Jorge Fraxe também anunciou que até junho estariam lançados os editais de licitação do trecho de 180km correspondente ao contorno, o que também não foi cumprido.

“Estamos sendo empurrados pelo governo federal, é uma vergonha o amontoado de promessas e a falta de capacidade ou de vontade em atender as necessidades de Mato Grosso, a região tem sofrido com a incapacidade do governo federal em acompanhar a evolução do Araguaia”, critica Baiano Filho.

Participarão do encontro dos prefeitos de São Félix do Araguaia José Antonio de Almeida, de Querência Gilmar Reinoldo Wentz, de Vila Rica Luciano Marcos Alencar, de Porto Alegre do Norte Emival Gomes de Freitas, de Confresa Gaspar Domingos Lazzari, de Santa Terezinha Cristiano Gomes e Cunha, de Bom Jesus do Araguaia Joel Ferreira, de Serra Nova Dourada Edson Yukio Ogatha, de Alto Boa Vista Leuzipe Domingues Gonçalves, de Canabrava do Norte Valdez Viana Nunes, de Luciara Fausto Aquino de Azambuja Filho, deNovo Santo Antônio Eduardo Penno, de Ribeirão Cascalheira Reynaldo Diniz, de Cocalinho Luiz Henrique do Amaral, deNova Xavantina Gercino Caetano Rosa, de Santa Cruz do Xingu Marcos de Sá Fernandes da Silva, de São José do Xingu Raquel Campos Coelho, de Nova Nazaré Railda de Fátima Alves; de Gaúcha do Norte Nilson Francisco Aléssio, e de Água Boa Mauro Rosa.

Alegando motivos particulares, o prefeito de Canarana Evaldo Osvaldo Diehl não participará do encontro.

Responder

comment-avatar

*

*