Ministro da Agricultura vai à China buscar aprovação para soja transgênica

Viagem atende solicitação da Aprosoja e da Associação Brasileira de Produtores de Sementes de Soja (Abrass)

Ascom Aprosoja

Em reunião com o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Antônio Andrade, confirmou que deve embarcar para China nos próximos dias, com o objetivo de discutir com o governo local a liberação da entrada da soja transgênica RR2, da Monsanto, no país que é o principal consumidor da soja mato-grossense. O anúncio do Ministro foi realizado na tarde de sexta, (04), em Brasília, durante o lançamento do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2013/14.

No país asiático o ministro brasileiro vai se encontrar com o ministro da Agricultura  chinesa para tratar, entre outros assuntos, da liberação de eventos transgênicos de soja e milho que estão pendentes há um ano, além de liberação de importação de milho brasileiro.

De acordo com Fávaro há tempos a Aprosoja, em parceria com a Associação Brasileira de Produtores de Sementes de Soja (Abrass) vem pleiteando junto ao MAPA a intervenção do Governo Federal para a entrada da soja em território chinês. “É de extrema importância que novas tecnologias estejam acessíveis e com garantia de venda ao produtor. E sem sombra de dúvida queremos que o nosso maior comprador aceite essa tecnologia”.

O presidente da entidade também lembrou a dedicação do senador Blairo Maggi, que recentemente foi ao país asiático na tentativa de reabrir um canal de negociação com empresários chineses, e o secretário de políticas agrícolas, Neri Geller, na intermediação dessa negociação. “Eles estão nos ajudando a defender o produtor rural de Mato Grosso e de todo o país”, pontuou.

Principal mercado – Com mais de 1,3 bilhão de habitantes, a demanda de alimentos na China é a cada dia maior. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), compilados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), a China foi o principal destino da soja exportada pelo Mato Grosso em março do ano passado. O país importou 1,4 milhão de toneladas do grão, 62,2% do total exportado pelo Estado.

Responder

comment-avatar

*

*