MT promove curso de capacitação de multiplicadores do Plano ABC

Aumentar o número de produtores rurais que utilizem técnicas sustentáveis é uma das principais metas do Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), do Governo Federal. Para atingir esse objetivo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) trabalham em conjunto para capacitar multiplicadores do plano nos Estados. Os próximos compromissos para atingir esse objetivo serão em Rondonópolis e Querência, no Estado do Mato Grosso, entre os dias 18 e 21 de setembro, em uma ação conjunta com o Governo Estadual.

Entre os dias 18 e 19 de setembro, o curso “Capacitação de Multiplicadores do Plano ABC” acontece em Rondonópolis, no Sindicato Rural do município. Já nos dias 20 e 21 do mesmo mês o evento será em Querência, na Câmara Municipal de Vereadores.

Para auxiliar implementação dos projetos financiados pelo ABC nas propriedades rurais, o Mapa trabalha na criação dos Grupos Gestores Estaduais (21 ao todo), com o objetivo de auxiliar na divulgação e implementação da proposta nas unidades da Federação.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do ministério, Erikson Chandoha, o principal desafio para que o produtor tenha acesso ao crédito oferecido pelo Programa ABC – coordenado pelo Mapa e inserido dentro do plano federal – é a elaboração dos projetos, principalmente devido à falta de assistência técnica. “Por isso o Governo Federal está trabalhando em parceira com os Estados e os municípios na capacitação dos técnicos: para levar as informações ao produtor”, explicou.

No curso de formação, serão explicadas as tecnologias financiadas pelo Governo, como a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). O público alvo são técnicos, extensionistas, projetistas e estudantes das áreas de Agronomia, Engenharia Florestal, Veterinária, Zootecnia e Engenharia Ambiental.

Para mais informações e para se inscrever nos cursos, entre em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Estado do Mato Grosso (Sedraf): (65) 3613-6238/6237 ou pelos e-mails[email protected] e [email protected]

Responder

comment-avatar

*

*