Neldo solicita aparelho de endoscopia para Canarana

Recente auditoria do TCU indica graves problemas na saúde brasileira.

O deputado estadual Neldo Weirich (PR) apresentou indicação para o município de Canarana (830 km de Cuiabá) solicitando a aquisição de um aparelho de endoscopia para atendimento na unidade mista de saúde. Considerado um dos métodos mais eficientes para investigação do trato digestivo, os exames endoscópicos têm a vantagem de “visualizar o paciente por dentro”, sem para isso recorrer a um procedimento cirúrgico.

Recentemente, foi divulgada uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) e depois de visitarem 116 hospitais gerais e prontos-socorros em todos os estados e no Distrito Federal, auditores do TCU concluíram que há graves problemas, como déficit de médicos e enfermeiros, falta de remédios e má gestão relacionada a equipamentos adquiridos. Em Mato Grosso, aparelhos deixaram de ser instalados porque não houve ampliação da rede de energia.

Atualmente, sem o aparelho, os pacientes são encaminhados para a cidade mais próxima que é Água Boa (distante 86km), que atende além do próprio município mais oito cidades e duas comunidades indígenas. São eles: Nova Nazaré, Cocalinho, Campinápolis, Querência, Gaúcha do Norte, Ribeirão Cascalheira, Bom Jesus do Araguaia, Canarana e os índios das etnias Xingu e Xavantes.

 

Para o parlamentar, o relatório do TCU só comprova o que todos já sabiam, a falta de estrutura da rede básica de saúde. “Os números mostram que o país ainda tem muito que melhorar em termos de saúde pública, especialmente o interior, que necessita de uma atenção especial dos governantes. Um aparelho de endoscopia no município de Canarana evitaria o deslocamento da população até Água Boa para realização de exames de baixa complexidade, o que nem sempre é possível”, lembrou.

 

Fabiana Gil

Assessoria de Gabinete

Responder

comment-avatar

*

*