Neste sábado será realizado debate entre os candidatos a prefeitos de Canarana

Acontecerá na manhã do próximo sábado, dia 29/Set, um debate político entre os dois candidatos a prefeito de Canarana, Fábio Faria (PR) e Evaldo Dihel (PSD). A organização é do Pólo Unopar de Canarana. O local será o CTG Pioneiros do Centro Oeste. Poderão acompanhar o debate no local, cerca de 400 alunos da Unopar, convidados das duas coligações e alunos dos 3º anos do ensino médio das escolas locais. O restante da população poderá acompanhar o debate pela Rádio Araguaia e Rádio Vida Nova, ou pelos sites de notícias que colocarão links das duas rádios. O debate está marcado para iniciar as 9h00. A chegada dos candidatos e dos convidados ao local será até as 8h30.

  Conforme o diretor do Pólo Unopar, Eduardo Oliveira, que também será o mediador do debate, cada candidato, com ordem escolhida em sorteio, terá três minutos cada um para fazer a sua apresentação. Após, haverá uma rodada de quatro perguntas para cada candidato. A primeira pergunta será sobre educação e na sequencia saúde, meio ambiente e administração pública. As perguntas foram produzidas pelos alunos da Unopar. O Pólo está selecionando seis perguntas de cada tema. As perguntas selecionadas irão para sorteio durante o debate. Primeiro será sorteado o candidato que responderá e depois será sorteada a pergunta. O escolhido terá três minutos para responder a mesma, o adversário terá dois minutos de réplica e o escolhido um minuto de tréplica. Feita a pergunta sobre o tema a um dos candidatos, será a vez de inverter a ordem e sortear a pergunta sobre o mesmo tema ao outro postulante, com o mesmo tempo de resposta, réplica e tréplica. Assim segue o debate sempre através de sorteio com uma pergunta em cada um dos quatro temas para cada candidato.

  Passada esta fase, será concedido um intervalo de três minutos para os dois concorrentes. Após, o mediador fará uma mesma pergunta formulada por ele para cada um dos dois candidatos. Eles terão cada um três minutos para resposta, sem réplica ou tréplica. Após novo intervalo eles voltam para a fase final do debate, quando cada candidato fará duas perguntas ao outro, em temas já acordados. A ordem se dará por sorteio, com três minutos para resposta, dois para réplica e um para tréplica. O debate encerra com 3 minutos para cada postulante para as suas considerações finais. Uma equipe julgará possíveis ofensas entre os candidatos e se necessário o direito de resposta. A previsão que é o mesmo tenha a duração de 1 hora e meia.

  Conforme Eduardo Oliveira, o debate faz parte de uma ação que a Unopar faz todo o ano no último sábado de setembro, que envolve ações sociais e de cidadania. Neste ano, por conta das eleições, decidiu-se organizar o debate.

Responder

comment-avatar

*

*