Notícias Polícia Judiciária Civil

Polícia Civil prende integrantes de quadrilha de receptação de veículos no baixo Araguaia
Dois integrantes de uma quadrilha especializada de receptação de veículos foram presos pela Polícia Judiciária Civil, na quarta-feira (02.10), em Alto Boa Vista (1.059 km a Nordeste). Presos em cumprimento de mandado de prisão preventiva, Telmo de Almeida Santos e Vinícius dos Reis Mello Santos são apontados como receptadores de veículos furtados e roubados, que eram adulterados e revendidos na região do baixo Araguaia.
As investigações duraram cerca de 2 meses e tiveram início a partir da descoberta de que a quadrilha de receptadores estava escondendo um veículo roubado de Brasília, Distrito Federal. O veículo foi adulterado para se transformar em um “veículo clone”, com características idênticas a de um automóvel regularizado, da mesma marca e modelo da cidade de Goiânia, Goiás. Os suspeitos tentavam fazer a venda do automóvel clonado, nas cidades de Alto Boa Vista e Luciara (1.166 km a Nordeste).
Em diligências, policias conseguiram localizar o veículo em uma fazenda a aproximadamente 40 quilômetros da zona urbana de Alto Boa Vista. No mesmo dia, policiais civis e militares tentaram prender os suspeitos em flagrante, mas sabendo da ação da Polícia, eles fugiram da cidade.
Diante dos fatos, o delegado de Alto Boa Vista, Rogèrio da Silva Ferreira, representou pela prisão preventiva dos acusados, que foi prontamente atendida pela Justiça, enquanto a equipe de investigadores monitorava os passos dos suspeitos. Os receptadores foram surpreendidos pela Polícia, em um bar no centro da cidade de Alto Boa Vista, onde tiveram o mandado de prisão cumprido.
O acusado Telmo é apontado como chefe da quadrilha especializada na receptação de veículos furtados e roubados, que são adulterados e vendidos por valores muito abaixo do mercado, em cidades da região do baixo Araguaia. O acusado já foi preso em flagrante anteriormente, em Barra do Garças (509 km a Leste), pelos crimes de formação de quadrilha e receptação, além de responder por vários inquéritos e processos criminais, nas cidades de Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia.
A Delegacia de Alto Boa Vista entrou em contato com a proprietária do veículo recuperado, por coincidência no dia do aniversário da vítima, que ficou muito feliz com a recuperação, uma vez que não possuía seguro do automóvel.

 
Iniciativa da Polícia Civil promove transferência de casal de área de preservação ambiental
Um casal de usuários de drogas que morava em uma área de preservação permanente (APP) será transferido para um novo lar, após uma iniciativa da Polícia Judiciária Civil, em chapada dos Guimarães (67 km ao Norte). A área de preservação permanente conhecida como “Olho D’água”, localizada no bairro São Sebastião, era  monitorada por policiais civis, por ser uma região muito frequentada por usuários de entorpecentes.
Em uma das diligências, a equipe de investigadores abordou o casal que questionado, confessou morar no local, há 2 anos. Durante conversa, a dupla manifestou o interesse em mudar de vida e fazer tratamento para deixar as drogas.
Diante do problema ambiental e social, o delegado de Chapada dos Guimarães, Bruno Lima Barcellos, elaborou um relatório sobre as condições encontradas no local e solicitou vistoria da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Secretária Municipal de Meio Ambiente de Chapada dos Guimarães, que constataram a depredação ambiental e a questão de vulnerabilidade do casal.
Os relatórios foram encaminhados ao Ministério Público, que através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), determinou que Secretária de Assistência Social do município encaminhasse o casal para tratamento. Além do tratamento psicológico e de desintoxicação, a Assistência Social conseguiu entrar em contato com a família do usuário, que se propôs a ajudar o casal, alugando uma casa para que eles possam deixar a área de preservação permanente. A mudança do casal para o novo lar acontece nesta quinta-feira (03.10).
A Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães deverá promover a revitalização da área, com limpeza da região, conserto da cerca que impede a entrada de pessoas indevidas no local e o replantio de mudas de plantas características da localidade.
Recentemente a Câmara de vereadores do município concedeu uma moção de aplausos, em reconhecimento a atuação do delegado Bruno Barcellos, frente à Delegacia de Chapada dos Guimarâes. De acordo com a vereadora Professora Cidú, o delegado é merecedor da homenagem por desempenhar um trabalho muito além das atribuições de um delegado de polícia.
“Temos a imagem que delegado é somente punição, ou há muito tempo atrás era só isso. Dr. Bruno trabalha até fora de seu horário de expediente, quando solicitado, para tentar resolver ou evitar problemas”, destaca um trecho da moção.

 

Responder

comment-avatar

*

*