Notificações de Dengue aumentam 300% no Município

CANARANA – A Dengue retornou com força neste ano em Canarana. Até a semana passada já foram notificados 300 casos de Dengue em nosso município, conforme informações da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Desses, 70 já foram confirmados através de exames.

  Para se ter uma ideia do aumento em relação a 2011, em todo o ano passado tinham sido notificados 168 e confirmados apenas 31. Se contarmos apenas de janeiro a julho de 2011, as notificações caem para 99, ou seja, um terço do que foi registrado no mesmo período em 2012.
  Em meio a estes números alarmantes, a boa notícia é que na última semana de coleta, o índice de infestação predial com larvas do mosquito aedes aegypti, que transmite a doença, caiu para 0,21% em toda a cidade, resultado considerado bom. O bairro onde mais foram encontrados focos é o Nova Canarana.
  O que preocupa os agentes ambientais é que esses números devem aumentar ainda mais com o início do período chuvoso. Com isso, existe a possibilidade de ultrapassar 2009, ano em que foram registrados mais casos de dengue da história do muni-cípio, com 521 notificações.
  A preocupação aumenta ainda mais porque já está circulando em Mato Grosso o sorotipo 4 do vírus da dengue. A SMS explica que o número de casos da doença tende naturalmente a aumentar, pois as pessoas estão suscetíveis à forma desco-nhecida do vírus. O Sorotipo 4 é o mais grave da Dengue. ( O Pioneiro)

Responder

comment-avatar

*

*