Nova Xavantina poderá ter novos cursos profissionalizante e superior

Ao convite do vereador José Gilberto Rota, Jabá – PSB,  estiveram  hoje no município de Nova Xavantinao Reitor da IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso), senhor José Bispo Barbosa, acompanhado dacoordenadora geral da UAB
(Universidade Aberta do Brasil) Claudete Galvão de Alencar Pedroso e do Coordenador de Curso da IFMT, professor Constantino Dias da Cruz Neto.

A vinda no município dos representantes do Instituto foi para discutir a possibilidade de implantação de novos cursos profissionalizante e superior em Nova Xavantina. Ao longo da discussão, a Secretária Municipal de Educação, Karla Luísa Cocchann cobrou a implantação do curso de Pedagogia para atender uma grande demanda do município e até mesmo da região.

Em sua extensa explanação, o Reitor disse que o Governo Federal tem grande interesse na qualificação de mão de obra dos brasileiros. Segundo ele, o Governo Lula subiu de 6 para 80 bilhões os investimentos no ensino à distância e que a presidente Dilma continuou investindo no mesmo ritmo, por entender que a pessoa sendo formada no município, quem ganha é o país. “Conhecimento é poder. Portando, é de extrema importância os investimentos que estão sendo feitos na capacitação das pessoas. Só temos uma alternativa para mudar o país: a educação”, disse.

A Coordenadora da UAB de Nova Xavantina, Ivete Pereira informou que noventa por cento dos alunos da UAB, que chega a quase 500, são de Nova Xavantina. “O pessoal está muito interessado e dando muito valor e isso é surpreendente. Estou muito animada com o ensino à distância, pois vejo que exige muito de cada um, que é preciso ter muita força de vontade para continuar, uma vez que o aluno do curso à distância é quase um autodidata”, disse. O Reitor reiterou que a IFMT ficou em primeiro lugar no ENEM no Estado, pelo o fato de os alunos estarem muito mais preparados. Disse também que o diploma de quem faz um curso à distância vem igualzinho ao de quem estudou numa universidade convencional, para não haver discriminação. Ivete completou falando da necessidade de ampliação do pólo da UAB para atender a demanda que cresce a cada ano e a cada novo curso implantado: “Com a ofertar de mais cursos, são mais alunos e necessariamente surge a necessidade de ampliação do espaço físico”, concluiu.

O vice-prefeito se colocou a disposição e disse ser parceiro na busca de recursos federais para ampliação do pólo da UAB, que vai lutar para construção da escola do Bairro Montes Claro; que o município de Nova Xavantina leva grande vantagem por está com suas certidões negativas todas em dias, tendo em vista que hoje é uma exigência do PAC2 (Programa de Aceleração do Crescimento) para o enquadramento na captação de recursos federais. “A administração é parceira e vai estar junto para somar. O Gercino é muito zeloso nessa questão de andar certinho com as certidões do município e isso vai contribuir e muito na apresentação dos nossos projetos no PAC2”, disse.

Esteve participando da reunião os Secretário Municipais de Esporte, Silvano e de Saúde, Edinado Fragra; os vereadores Paulo Cezar Trindade, Cezinha, Wescley, Luismar, Ney Welinton, Alderi Dessotti, a vereadora Eliane Silveira e o vereador José Gilberto Rota, Jabá, que foi o responsável pela articulação e vinda dos representantes da UAB/IFMT no município. “Vejo que esta câmara vai dar certo por estar focada nos interesses do município e não em sigla partidária, por isso agradeço a presença dos senhores nesta reunião”, concluiu.

O prefeito Gercino Caetano Rosa, que tinha acabado de chegar de Cuiabá, veio direto para a reunião e finalizou agradecendo aos presentes e colocando a administração a disposição para fazer o que for preciso para que o município receba mais cursos profissionalizante e superior.

jornalfp.

Responder

comment-avatar

*

*