Novo Santo Antônio e mais três cidades do Norte Araguaia estão com gestão financeira critica

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) divulgou uma nova ferramenta de controle das finanças dos municípios, o Índice de Gestão Fiscal Municipal, que em sua apresentação mostrou que 18 cidades do estado estão com gestões financeiras críticas, dentre elas, quatro são do Norte Araguaia.

Porto Alegre do Norte, Luciara, Alto Boa Vista e Novo Santo Antônio, tem arrecadações que não cobrem as despesas mensais, segundo os conselheiros, esse levantamento é com base nos dados de 2012.

“Esta informação nos mostra que é preciso fazer o dever de casa, pois vemos constantemente os prefeitos reclamando maiores recursos da União, mas eles próprios não estão pensando meios de aumentarem a arrecadação e terem autonomia isso se reflete nas decisões do TCE-MT, uma vez que os municípios com desempenho pior no IGF-M são aqueles que tem as contas rejeitadas”, afirmou Valter Albano, conselheiro do Tribunal de Contas.

A metodologia utilizada é semelhante aos cálculos realizados pelo conceituado Índice Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) de Gestão Fiscal, o IFGF. O cálculo do IGF-M é feito por softwares, o que garante a impessoalidade e objetividade. O avanço em tecnologia social é possível devido à preocupação com a modernização institucional que garantiu ferramentas de tecnologia da informação, como o Bussiness Intelligence (B.I.). Via Agencia da Noticia

 

Responder

comment-avatar

*

*