Oitava edição do Circuito Aprosoja é apresentada a jornalistas

O mais tradicional evento de planejamento de safra contará com palestras nacionais em Cuiabá, no lançamento, e de produtores estrangeiros no interior de Mato Grosso

O 8º Circuito Aprosoja foi apresentado aos jornalistas na manhã desta quarta (10). O circuito de palestras, que é realizado pela Aprosoja e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), é considerado o mais tradicional evento de planejamento de safra do país. “Nós esperamos a participação de quatro mil produtores em todos os eventos, pois os temas foram escolhidos por eles mesmos, são relevantes e bastante atuais”, disse o vice-presidente da Aprosoja, Ricardo Tomczyk.

Na coletiva de imprensa, o gestor do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Daniel Latorraca, apresentou números sobre as safras de soja e milho em Mato Grosso. Segundo ele, a safra de soja 2012/13, estimada em 23,5 milhões de toneladas, foi positiva, apesar de alguma instabilidade. “Na colheita verificamos muitos problemas e a safra foi irregular. Em algumas regiões os produtores obtiveram produtividade menor que no ano anterior e outros não conseguiram rentabilidade”, explicou.

Como o evento é de planejamento de safra, Latorraca apontou que o produtor rural deve dar especial atenção ao mercado. Segundo ele, já se observa o início das trocas para a safra 2013/14 e em um cenário complicado: preço em queda no mercado internacional, frete em alta e custo de produção em alta. “Este cenário é extremamente prejudicial para o produtor rural. O acompanhamento do mercado agora é essencial porque qualquer momento de modificação de cenário é uma oportunidade para a venda antecipada e garantia do custo”, explicou o gestor do Imea.

A Aprosoja levará todas as informações importantes para que os produtores de Mato Grosso durante o Circuito Aprosoja. “O trabalho da associação é levar informação e debate sobre assuntos que estão determinando a direção dos investimentos e da produção. Com a parceria da Aprosoja e do Senar-MT e de todos os patrocinadores, teremos nosso objetivo alcançado”, finalizou o vice-presidente da Aprosoja, Ricardo Tomczyk.

Programação – O lançamento do Circuito Aprosoja será nesta quinta (11), às 19h, no Cenarium Rural, em Cuiabá. No lançamento, será realizada uma palestra com o especialista em agronegócio e fundador da Agroconsult, André Pessôa. Na sequência, os participantes do evento poderão assistir a um talk show sobre política e economia mediado pela jornalista da GloboNews, Cristiana Lobo, e com a participação do jornalista do Valor Econômico Mauro Zanatta e do consultor e economista Paulo Rabello de Castro.

A partir do dia 12 de abril, as equipes seguem para o interior de Mato Grosso. Durante quatro semanas, os 22 núcleos da Aprosoja serão visitados com palestras sobre a soja no mundo. Representantes da China, Estados Unidos e Argentina apresentarão aos participantes como é a produção em seus países e também o consumo. Além disso, o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, apresentará as ações da entidade em 2012 e 2013. O Senar-MT também levará as novidades em cursos de qualificação para cada município.

 

 

Responder

comment-avatar

*

*