Operação de combate ao desmate na Amazônia Legal é deflagrada em MT

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagrou na manhã desta terça-feira (11) a Operação Soberania, para coibir principalmente o desmatamento na região da Amazônia Legal e em outras regiões de Mato Grosso. A ação terá parceria da Força Nacional e contará com um total de 95 agentes de fiscalização.

De acordo com Cibele Ribeiro, superintendente do Ibama em Mato Grosso, a operação terá início em Sinop, cidade distante 503 km de Cuiabá e os fiscais também devem atuar nos municípios de Barra do Garças e Juína. “Esses agentes vão se espalhar por Mato Grosso porque a gente identificou que agora a ação [desmatamento] está diferenciada. Ela está ocorrendo de forma pulverizada em Mato Grosso como um todo”, detalhou.

Ainda conforme a superintendente, os satélites de monitoramento apontaram que houve aumento no desmatamento na região da Amazônia Legal nos estados de Mato Grosso e Pará. “Houve uma elevação bastante significativa. Estamos identificando que o estado está encostando no Pará nos índices de desmatamento e por isso vamos iniciar essa operação”, explicou.

Globo.com

Responder

comment-avatar

*

*