Pacote da Agricultura Familiar” começa a ser distribuído em todo o Estado de Mato Grosso

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) dá início à distribuição de calcário nos 141 municípios do Estado.

O insumo agrícola, é um dos itens que compõe o ‘Pacote de Fortalecimento da Agricultura Familiar’, maior programa já realizado pelo Governo do Estado voltado aos pequenos produtores.

Ao todo, 45 mil toneladas de calcário serão utilizados no Estado para garantir a correção do solo da agricultura familiar. Uma forma de preparar a terra para o plantio, formação e renovação de pastagem e o cultivo de várias cadeias produtivas, aproveitando o período chuvoso.
De acordo com o secretário da Sedraf, José Domingos Fraga, um grupo de trabalho da Secretaria vai acompanhar de perto a entrega. Os superintendentes dos Consórcios Intermunicipais serão responsáveis pela emissão da autorização que será entregue para que cada uma das pessoas possa retirar o calcário nas mineradoras credenciadas.
Os Consórcios do Vale do Juruena, Vale do Teles Pires, Portal da Amazônia, Alto Teles Pires, Vale do Arinos, Vale do Guaporé, Alto do Rio Paraguai, Complexo Nascentes do Pantanal, Vale do Rio Cuiabá, Região Sul, Nascentes do Araguaia retirarão o calcário na mineradora Ecoplan, localizada em Nobres. Já os municípios que fazem parte dos Consórcios Norte Araguaia, Araguaia, Médio Araguaia e Portal do Araguaia vão retirar os insumos na Mineradora Serra Dourada, em Cocacalinho.
INVESTIMENTOS
O ‘Pacote de Fortalecimento da Agricultura Familiar’ é composto por adubo, calcário, fosfato, sêmen de quatro raças diferentes de bovinos, botijões com nitrogênio, alevinos, sementes de arroz, milho, feijão, hortaliças, mudas de banana, cana forrageira e manivas de mandioca.
ESPERANÇA RENOVADA
“A nossa terra está muito fraca. Este calcário vai ajudar muito para produzir mais. Está chegando em boa hora”, revela Xisto Cardoso, presidente da Associação dos Pequenos Produtores e morador do assentamento Esplanada, onde moram 40 famílias, no município de Alto Paraguai.
O assentado Márcio Aparecido Dolaval compartilha a mesma opinião. “Graças a Deus o Governo do Estado está nos ajudando. Hoje produzimos para própria subsistência e parte vai para a merenda escolar. Este incentivo vai mudar a vida de muitos produtores rurais. Esta atenção especial voltada aos pequenos produtores resgata a esperança de viver e produzir da terra”, revela otimista.
O presidente da Associação do Assentamento Santa Emília, Marcio Francisco Alves, reforça que o investimento devolveu a autoestima dos produtores. “Muitos estavam desacreditados, e vendo o empenho do Governo do Estado por meio da Sedraf para incentivar e impulsionar a agricultura familiar nos deixa honrados. Agora temos a certeza que a agricultura familiar será fortalecida pela quantidade de projetos e investimentos realizados neste ano”, comemora.
SELO AGRICULTURA FAMILIAR
O selo ‘Produto de Mato Grosso’ lançado no mês passado é mais uma ação da Sedraf para incentivar a produção da agricultura familiar e fomentar o que é produzido no Estado. Uma forma de incentivar a comercialização e garantir o aquecimento da economia local.
cenario mt com Redação Canarana News

Responder

comment-avatar

*

*