Peixes morrem em lagoa no interior de Mato Grosso

Brigadistas do PREVFOGO de São Félix do Araguaia em parceria com a prefeitura realizaram no dia 12 de outubro mais uma operação de resgate aos peixes da Lagoa Vila Nova os brigadista encontraram espécies de tucunarés, traíras, lambaris e até jacaré. Todos esses trabalhos que a brigada vem desenvolvendo em defesa do meio ambiente, que no futuro todos possa a se conscientizar, sabendo que esse é o verdadeiro caminho.

Os peixes foram devolvidos ao Lago Verde, alguns não resistiram e morreram durante o percurso, os sobreviventes foram capturados, mas de 80% foram salvos.

Em entrevista ao O Repórter do Araguaia, o chefe da Brigada do Prevfogo da cidade, Geuvanilde Pereira dos Santos disse: “É hora de se comprometer e ajudar o Planeta, que está pedindo Socorro. A Lagoa Vila Nova serve como lar de vários animais, insetos e plantas que, assim como nós, precisam de água para viver. Os peixes estão morrendo, colocando em risco os ecossistemas e as comunidades locais que consomem o peixe proveniente dessas águas. Espero que levem adiante um plano para reduzir a morte dos peixes dessa área que pode ajudar a população local, que correm os riscos de consumir as espécies de peixes contaminados, vem com a gente Ajudar nosso Planeta. Nós nos organizamos para transmitir às novas gerações a importância de cuidar do meio ambiente, porque seus filhos e netos dependerão dele para viver. Agradeço de forma especial a equipe que veio de Brasília, José Carlos, Gleice e Nilva realizaram um curso de Educação Ambiental na cidade de São Félix que através desse nos incentivou outras atividades.”, diz Geuvanilde

A lagoa tem mais ou menos um metro de profundidade e a administração municipal tenta a liberação de recursos para fazer obras de drenagem e urbanização da área, que fica perto do setor Vila Nova.

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

Responder

comment-avatar

*

*