Peixes morreram em Porto Alegre do Norte contaminados por cinzas

Centenas de peixes de várias espécies e tamanhos foram encontrados mortos no Lago de Fora, que fica em uma área de preservação ambiental permanente, em Porto Alegre do Norte, a 1.143 quilômetros de Cuiabá, na região Araguaia. Os moradores avaliam que a mortandade deve ter ocorrido devido os agrotóxicos das lavouras.

A sema esteve no local do fato e pegou amostras de peixes mortos e da água, e depois de avaliar o ocorrido foi confirmado que a morte dos peixes não foi por agrotóxicos das lavouras. De acordo com o laudo da Sema foi verificado que não tinha nenhum tipo de agrotóxico naquele local, um dos relatórios dizia o seguinte.”A área de preservação intacta, e segundo informação do Sr: Daniel Rosa, gerente da referida fazenda informou que não foi feita nenhuma aplicação de defensivos agrícola na plantação, pois a soja ainda é nova, e também constatamos e existência de curvas e níveis na plantação e água de chuvas. Não foi encontrada durante a vistoria nenhuma espécie de animal ou aves mortas em torno do lago, nenhuma embalagem de agrotóxicos no interior do lago, como também nenhuma espécies de peixes mortos, mas encontrou animais bovinos bebendo água do lago”, diz parte do relatório.

Ainda segundo o relatório enviado pela secretaria do meio ambiente, foi verificado a existência de uma estrada que dá acesso ao lago, e que foi construída por posseiros que habitam o entorno do lago. Em vistoria em torno do lago foi localizado em uma propriedade que estava abandonada, um desmate e queimada de vegetação nativa, sendo que nessa propriedade existe um canal de água que alimenta o lago e que estava ainda com resíduos de queima de material lenhoso e estava em todo canal esse material.

Com a vistoria da sema e da Secretaria do meio ambiente de Mato Grosso, foi confirmado que a morte de peixes no lago não aconteceu por causa de agrotóxico como dizia a denuncia. A Sema afirma que os peixes então morrendo devido as queimadas de vegetação próximo ao córrego que desagua no lago, com isso a água da cinza da vegetação é acida causando a morte dos peixes.

agenciadanoticia.

Responder

comment-avatar

*

*